Seds lança Campanha Coração Azul de prevenção ao tráfico de pessoas em Goiás
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), lançou, nesta terça-feira (27/7), no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia, a Campanha Coração Azul de prevenção ao tráfico de pessoas. As ações de conscientização seguem até o dia 1° de agosto.
O lançamento da campanha foi realizado no hall do Aeroporto Santa Genoveva, onde foi instalado um grande Box, que lembra uma atrativa caixa de presente. A embalagem esconde uma série de depoimentos reais de vítimas do tráfico de pessoas e do trabalho escravo. Em um telão estão sendo exibidos depoimentos de vítimas desta prática de comércio cruel e desumana.
A Campanha Coração Azul integra o movimento internacional de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC/ONU) que acontece em vários países do mundo. No Brasil, a coordenação é do Ministério da Justiça e dos governos estaduais.
O dia 30 de julho foi instituído pela Assembleia Geral da ONU como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e como Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas pelo Art. 14 da Lei nº 13.344/2016.
A Campanha visa ampliar o conhecimento e a mobilização da sociedade e das instituições públicas e privadas para o enfrentamento de pessoas, bem como dar visibilidade às ações nacionais desenvolvidas no enfrentamento ao tráfico de pessoas.
Participaram do evento, entre outros, a psicóloga e presidente da Asssociação de Travestis, Transexuais e Transgêneros de Goiás (Astral-GO), Beth Fernandes, e secretário-executivo do Projeto Resgate Brasil, o Marco Aurélio de Sousa.
O lançamento da Campanha contou, ainda, com a presença de membros do Comitê Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo no Estado de Goiás (Comitrate-GO), que atua, de forma intersetorial, envolvendo órgãos públicos estaduais e federais, instituições de ensino e organizações da sociedade civil no combate ao tráfico de pessoas.
Para a superintendente de Direitos Humanos da Seds, Ana Luísa Freire, a instalação do Box representa uma conscientização para a população. “A Campanha Coração Azul tem o objetivo de fazer as pessoas acreditarem que o tráfico de pessoas é real. Também para que saibam que é possível realizar uma denúncia caso desconfiem de um convite ou proposta”, afirma.
Na sexta-feira (30/7), em parceria com a Prefeitura de Goiânia e por meio da sua Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativa, a Seds levará a Campanha para a Rodoviária da capital, onde os servidores distribuirão folhetos explicativos e prestarão esclarecimentos sobre a importância da prevenção contra o tráfico de pessoas.