Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás prepara musicistas para mestrados na Europa

Percussionista Jacqueline Dourado e a flautista Sara Orioli. Experiência em orquestras proporciona importantes conquistas na área (Foto: Sedi)

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), iniciativa da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, prepara, há 20 anos, jovens que se interessam pela carreira musical. É o caso da percussionista Jacqueline Dourado e da flautista Sara Orioli. As alunas iniciaram suas trajetórias na área ainda crianças e, após anos de estudos e experiência, foram aprovadas em mestrados na Alemanha, no primeiro caso, e em Portugal e na Inglaterra, no segundo caso.

Jacqueline Dourado, 26, iniciou a carreira na música aos 12 anos, em uma banda marcial de Goiânia (GO). Após alguns anos, começou o curso de Teoria e Instrumento no Basileu França, com o professor Walace Patriarca, e passou a tocar em alguns Grupos Sinfônicos da instituição. “Durante essa passagem pelo Basileu, iniciei o curso de bacharelado em Percussão pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com o professor Fábio Oliveira. Formei em 2018 e, agora em 2021, começo o mestrado na Escola de Música e Dança de Colônia, na Alemanha. O mestrado terá a duração de dois anos, podendo ter uma extensão de mais seis meses”, comenta.

A percussionista revela que conheceu o Basileu França por meio do professor Wilson Resende. E que, em 2013, ingressou na OSJG, tendo permanecido por cinco anos, e retornado no ano seguinte (2019). Junto à Orquestra Jovem, participou de turnês na China, em 2017, e em Trancoso (BA), em 2018 e 2020.

A flautista Sara Orioli, 28, possui longa trajetória na Orquestra Jovem. A musicista iniciou na área aos 8 anos, no Centro Livre de Artes, em Goiânia. Primeiramente, começou a tocar piano e, aos 15 anos, passou a tocar flauta, quando ingressou na OSJG. Dois anos depois, iniciou o curso de licenciatura em Música, na UFG e, logo após ter se formado, ingressou no curso de bacharelado em Flauta, na mesma instituição de ensino.

Durante todo esse período na OSJG, a flautista também já se apresentou em turnês internacionais junto ao grupo musical, como a da Alemanha, em 2014, e a da China, em 2018. Além disso, a jovem participou do Festival Villa-Lobos, na Venezuela (2016 – 2017) e, nos anos de 2018 e 2019, do Festival de Trancoso (BA), Festival de Campos do Jordão (SP), chegando a se apresentar na Sala São Paulo, na capital paulista. Sara Orioli também se destacou com o título de Menção Honrosa no primeiro Concurso Jovens Solistas da OSJG, em 2018.

Sara Orioli foi aprovada para cursar mestrado em três instituições internacionais: Universidade de Évora, em Portugal, University of Hull e na Royal Holloway University of London, ambas na Inglaterra. A jovem, que almeja ir primeiramente para Portugal, revela-se ansiosa para iniciar o curso, cuja duração é dois anos. “Eu estou muito animada. Já estou matriculada e vou começar em setembro. Por causa da pandemia e por vários fatores, principalmente pela questão financeira, iniciarei à distância. Estou juntando dinheiro para custear as despesas, pois eu conquistei uma bolsa que irá cobrir somente as taxas da Universidade”, relata.