Detran-GO orienta pais e alunos na volta às aulas

As ações começam já na segunda-feira (2/8), quando as equipes do Detran-GO estarão divividas nos bairros Jardim América, Setor Bueno e Setor Coimbra, das 6h30 às 10h30

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) fará ações educativas, no início da próxima semana, para orientar os pais e alunos sobre a conduta correta no trânsito no retorno às aulas. 

O objetivo da campanha é conscientizar sobre o transporte correto de crianças, o respeito à faixa de pedestre, o uso do cinto de segurança e a parada ou estacionamento de veículos, que não deve ocorrer em fila dupla, mesmo que seja por alguns segundos. A ação, realizada em parceria com o Batalhão de Trânsito, será em frente a diversas instituições de ensino da capital. 

No Colégio Ipê, no Setor Bueno, as equipes do Detran-GO e do Batalhão de Trânsito falarão com a imprensa sobre a ação preventiva. 

Durante o ano letivo, as proximidades de escolas são evitadas por motoristas nos horários de início e término das aulas, quando é comum ver condutores parando em fila dupla. O fato tumultua o trânsito e eleva o risco de acidentes. Para alertar sobre o perigo que a situação representa, colaboradores da Gerência de Educação de Trânsito do Detran-GO realizarão ação educativa em frente às escolas, conversando com pais nos horários de entrada e saída dos alunos.

As ações começam já na segunda-feira (02/08), quando as equipes do Detran-GO estarão divividas nos bairros Jardim América, Setor Bueno e Setor Coimbra, das 6h30 às 10h30. 

“Além de todos os cuidados que pais e alunos terão no retorno em relação aos cuidados preventivos contra a Covid-19, temos que chamar a atenção, também, para os cuidados no trânsito. O respeito às leis ajuda a preservar vidas”, lembra o presidente do órgão, Marcos Roberto Silva.

Além do estacionamento, a campanha irá alertar para a importância do respeito à faixa de pedestre, do transporte seguro de crianças e do uso do cinto de segurança. Apesar de estudos comprovarem a eficácia do dispositivo na prevenção de lesões graves e na redução do índice de mortes em casos de acidentes, muitos goianienses ainda insistem em desprezá-lo, contrariando a legislação de trânsito. Só no ano passado, 107.113 condutores foram multados porque eles ou os passageiros não utilizavam o cinto.

Serviço

Assunto: Orientação para um trânsito seguro na volta às aulas

Quando: Segunda-feira (02/08), 

Horário: Das 6h30 às 10h30

Locais:

– Escola Estadual Andrelino Morais, no Jardim América

– Colégio Ipê, no Setor Bueno (Local de atendimento à imprensa)

– Colégio Estadual Juscelino Kubitschek De Oliveira, no Setor Coimbra