Apoiada pela Seel, Millena França disputa os Jogos Paralímpicos de Tóquio

Atualmente, Millena representa a Adfego. A mesatenista realizou a última semana de preparação no Centro de Treinamento do CPB, em São Paulo, antes do embarque para o Japão (Foto: Divulgação)

Goiás estará representado na primeira leva da delegação brasileira que vai participar das Paralimpíadas de Tóquio. A jovem Millena França embarca nesta quinta-feira (5) para o Japão, onde vai disputar os Jogos Paralímpicos pela primeira vez, entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro. A mesatenista de 25 anos teve a vaga confirmada ao receber a convocação oficial da seleção brasileira, já no final de junho, para a disputa na classe F7.

Para conquistar sua classificação inédita, Millena conseguiu resultados expressivos no último ciclo olímpico, que incluíram títulos em Campeonatos Brasileiros e Jogos Paralímpicos Universitários, além da participação dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019, em que terminou na 5ª posição.

Durante todo esse período, a mesatenista goiana contou com o apoio do Pró-Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento do Governo de Goiás, gerido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. “Os recursos do programa foram fundamentais para minha preparação neste ciclo paralímpico. Pude participar de várias competições nos últimos anos e custear despesas com materiais esportivos. Sinto que chego muito bem para esses Jogos Paralímpicos”, ressalta Millena.

A goiana começou no esporte utilizando outra raquete. A primeira modalidade de Millena foi o tênis em cadeira de rodas, com apenas 13 anos de idade. No entanto, logo nos primeiros treinos no tênis de mesa, a paratleta não teve dúvidas sobre qual esporte escolher. “Me adaptei muito facilmente ao tênis de mesa. Comecei a treinar em 2014 e no mesmo ano já era vice-campeã brasileira. No ano seguinte disputei uma vaga nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, mas acabou não acontecendo. Desde então o meu foco passou a ser Tóquio, e consegui alcançar este sonho. Agora é dar o meu máximo e desfrutar este momento”, destacou a mesatenista, heptacampeã brasileira em sua categoria.

Atualmente, Millena representa a Adfego (Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás). A mesatenista realizou a última semana de preparação no Centro de Treinamento do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), em São Paulo, antes do embarque para o Japão. O Brasil também terá como representante no tênis de mesa a goiana Lethícia Lacerda, que mora em Portugal e estará lado a lado com Millena na disputa por equipes.

Ao todo, a delegação brasileira terá 14 representantes goianos nas Paralimpíadas de Tóquio, sendo seis destes apoiados pelo Pró-Atleta. Quatro jogadoras da seleção brasileira de vôlei sentado (Ádria Jesus, Pâmela Pereira, Nurya Almeida e Jani Freitas), além de Hélcio Luiz Jaime, do tiro com arco, embarcam no sábado (7).