IV Semana Estadual dos Contadores de Histórias começa 2ª com extensa programação
Desta segunda-feira, dia 15, até o dia 20 de março acontece a IV Semana Estadual dos Contadores de Histórias. A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Educação por meio da Superintendência do Desporto Educacional, Arte e Educação e do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. A programação ocorrerá pela plataforma YouTube Webzine Ciranda da Arte , de forma gratuita e on-line.
Este evento faz parte da comemoração do Dia Internacional dos Contadores de Histórias, dia 20 de março. Em homenagem a essa data, o Governo de Goiás decretou a lei Nº 198.787, de 20 de julho de 2017, que institui a Semana Estadual dos Contadores de Histórias.
Sobre o grupo organizador
Criado em 2007, o Ciranda dos Contos é um dos grupos de produção e pesquisa em Contação de Histórias do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/Seduc. O grupo atua com objetivo de divulgar a formação de plateia junto à comunidade estudantil. Além das apresentações de suas produções e pesquisas, também amplia suas atividades com oferta de cursos e oficinas, possibilitando a formação continuada de professores na arte de contar histórias. O grupo Ciranda dos Contos é composto pelos docentes: Denise Batulevicius, Shirlene Álvares e Wellington Rodrigues e conta com a Direção Geral de Eliza Rebeca Vazquez e Direção Artística de Shirlene Álvares.
Desde 2018, o Grupo de Produção Artística Ciranda dos Contos organiza a Semana Estadual dos Contadores de Histórias, sempre em parceria com Contadores de Histórias do Estado de Goiás.
Neste ano, devido à pandemia de coronavírus a Semana será realizada de forma virtual, utilizando o canal Webzine Ciranda da Arte no YouTube, além do formato de Podcast.
Homenagem
A IV Semana Estadual dos Contadores de Histórias terá como homenageada a contadora Helenice Jesuíno Gonçalves, que trabalhou no Ciranda da Arte. Helenice chegou para o grupo em 2014; já em 2015 desenvolveu o projeto Criança Esperança na Fama, retornando ao Ciranda em 2016, onde permaneceu até o ano de 2020.