Retomada e UFG firmam convênio para educação profissional e tecnológica

A finalidade é cada vez mais intensificar a modernização do Sistema Estadual de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tornando mais transparente a atuação das instituições envolvidas (Foto: Divulgação)

Após diversos estudos técnicos, o Governo do Estado de Goiás celebrou o Convênio nº 01/2021, entre a Secretaria de Estado da Retomada (SER), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE). É um formato de gestão compartilhada mais eficiente, no sentido de renovar os cursos superiores de tecnologia, técnicos de nível médio, qualificação e capacitação/atualização profissional, nas modalidades presencial, híbrido e à distância (EAD).

Isto significa que as gestões dos Colégios Tecnológicos e das Unidades Descentralizadas de Educação Profissional e Inovação (Udepis) serão executadas pela Universidade Federal de Goiás, com recursos financeiros do Governo Estadual. 

O Governo reconhece a qualidade do ensino e da pesquisa da UFG, alinhada à sua missão, aos seus valores e à sua visão educacional, como instituição pública voltada aos interesses sociais, o que certamente contribuirá para a formação humanística, profissional, crítica e reflexiva dos estudantes. E, como consequência, incentivará o desenvolvimento econômico e o fomento do emprego e do empreendedorismo em Goiás, fortalecendo a profissionalização em nossos municípios.

A finalidade é cada vez mais intensificar a modernização do Sistema Estadual de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tornando mais transparente a atuação das instituições envolvidas no tocante às informações que envolvem demandas jurídicas, contábeis, financeiras e pedagógicas, além de buscar a ampliação da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada.

Inicialmente, será realizada a renovação das matrículas nos cursos em andamento nos Cotecs e a UFG, o que deve ocorrer por meio do link (https://forms.gle/ZR5T1R73iJRNU49P6), na plataforma Google Forms, no período de 6 a 16/08/2021, com ampla divulgação por diversos meios de comunicação. É compreensível a apreensão de pais e de estudantes neste momento de transição, mas todos os procedimentos serão realizados com transparência, lisura, comprometimento social e isonomia, buscando sempre os melhores resultados para todos os envolvidos.

Os contratos, inicialmente firmados com as organizações sociais, também serão assumidos pela UFG, por meio do Convênio citado. O retorno às aulas está previsto para o dia 20/9/2021 e a Universidade Federal de Goiás entrará em contato por e-mail e por grupos de WhatsApp com todos os discentes matriculados. Vale ressaltar que tais mudanças não acarretarão prejuízos aos estudantes já matriculados, mas, ao contrário, trarão novas ferramentas de ensino e de pesquisa que auxiliarão na conclusão de seus estudos. 

Para inauguração da nova gestão dos Cotecs e Udepis, é necessária a recomposição do quadro funcional dos colégios. Para tanto, a UFG está com um processo seletivo em andamento. Neste link (https://centrodeselecao.ufg.br/2021/ps-simplificado-cotec-administrativo/), é possível acessar dois editais de processos seletivos simplificados, para contratação de docentes e de pessoal administrativo.

É com imensa satisfação que a Secretaria de Estado da Retomada, a UFG, e todos os órgãos envolvidos, iniciam esta nova fase para os cursos superiores de tecnologia, técnicos de nível médio, qualificação e capacitação/atualização profissional, no Estado de Goiás. Principalmente por compreender a importância da educação inicial e continuada em todas as instâncias sociais e reconhecer seu papel na formação de uma sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades.