Região dos bairros Parque das Nações e Campos Elíseos, em Aparecida de Goiânia, recebe obras de esgoto

Para causar o menor transtorno, a interdição será feita somente em uma quadra a cada vez, das 7 às 17 horas. Depois da escavação das ruas, a previsão é que a recomposição asfáltica ocorra em até 10 dias (Foto: Divulgação)

A Saneago e a BRK Ambiental, empresa subdelegatária para operação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Aparecida de Goiânia, iniciam, nesta segunda-feira (9), a implantação de um interceptor na Alameda Lourenço Marquês, na divisa entre os bairros Campos Elíseos e Parque das Nações. Os trabalhos integram o cronograma de expansão dos serviços de esgoto no município e devem beneficiar cerca de cinco mil imóveis e 17,5 mil moradores da região. 

O interceptor é uma tubulação de grande diâmetro, que será responsável por transportar os resíduos coletados até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santo Antônio. Um trecho da obra atravessará a Avenida Brasil, cujo cruzamento com a Alameda Lourenço Marquês será interditado durante o período de 9 a 19 de agosto. Para evitar que os ônibus que circulam nessa localidade tenham de alterar suas rotas, a interdição será realizada em uma pista por vez, de forma que os veículos possam continuar trafegando pela área.

Além disso, visando causar o menor transtorno possível, a interdição será feita somente em uma quadra a cada vez, das 7 às 17 horas. Depois da escavação das ruas, a previsão é que a recomposição asfáltica ocorra em até 10 dias. Já as calçadas serão refeitas até cinco dias após as intervenções. As quadras interditadas na Alameda Lourenço Marquês serão as de número 52 e a 53. 

Cuidados

 É importante que os moradores evitem lavar as calçadas e os pavimentos durante a execução das obras, pois o excesso de água atrapalha os trabalhos de recomposição, e procurem não deixar os veículos estacionados nas ruas, já que a área deve estar livre para implantação da rede. No caso do tráfego, para minimizar os transtornos no fluxo de veículos e pedestres, a empresa já notificou a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Aparecida (SMTA) sobre as vias impactadas, e está tomando as providências necessárias para informar a população sobre a sinalização de obras e os desvios.

Após a implantação da rede, é fundamental que a população aguarde a notificação formal da empresa para fazer a interligação ao sistema. As redes de esgoto da localidade estão previstas para entrar em funcionamento no próximo ano. Até lá, os moradores deverão permanecer utilizando os sistemas individuais (fossas sépticas). Para que o público seja informado sobre o andamento das obras, equipes estão realizando um trabalho de orientação e esclarecimento de dúvidas com comerciantes e moradores locais, bem como uma campanha de mídia.