Seds apresenta resultados do Criança Feliz em comunidades ribeirinhas do Vale do Araguaia

Live aconteceu no Auditório da secretaria local. Em Goiás, 123 cidades contam com mais de 980 profissionais municipais dedicados a trabalho de visita domiciliar do Programa Criança Feliz (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds), por meio da Coordenação Estadual do Programa Criança Feliz, realizou, nesta quarta-feira (11/8), uma live em que apresentou a experiência exitosa do município de São Miguel do Araguaia, em Goiás, nos atendimentos às gestantes e a crianças de 0 a 6 anos residentes na comunidade ribeirinha do Vale do Araguaia.

O evento on-line faz parte da programação do Mês da Primeira Infância, iniciativa do Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância.

O Programa Criança Feliz tem como público prioritário as gestantes e as crianças na primeira infância. Ele é executado no Estado desde 2017 e alcança hoje 123 municípios, com mais de 980 profissionais municipais dedicados ao trabalho de visita domiciliar. A psicóloga e coordenadora estadual do Programa Criança Feliz, Cristiane Cruvinel, disse estar muito feliz de participar da agenda nacional do Mês da Primeira Infância apresentando o trabalho realizado pelo município de São Miguel do Araguaia junto à comunidade ribeirinha de Porto de Luiz Alves.

“Ao longo destes anos de existência em nosso Estado, o Programa já visitou mais de 25 mil beneficiários e suas famílias, o que representa o fortalecimento da presença de assistência social nos territórios, o aumento no acesso da população mais vulnerável a serviços e políticas públicas e à promoção do desenvolvimento integral do público atendido. A responsabilidade e o compromisso com que o Estado e os municípios executam o programa indicam que a primeira infância é prioridade nos planos de governo”, afirmou Cristiane.

A gerente de Proteção Básica, Mônica Barcelos, salientou que os municípios goianos que fazem parte do Programa têm sido acompanhados com dedicação, profissionalismo e competência pela equipe estadual do Criança Feliz.

Silvano Macedo, gerente de Comunidades Tradicionais da Seds, lembrou dos benefícios entregues pelo Governo de Goiás durante a pandemia do Coronavírus para as comunidades ribeirinhas, levando máscaras, álcool e cestas básicas, por exemplo.

O município de São Miguel do Araguaia aderiu ao Programa em 2017, com 150 participantes. Em 2020, chegou a 200 beneficiários, o que inclui os moradores do povoado de Luiz Alves. Segundo a secretária de Assistência Social de São Miguel do Araguaia, “é preciso ter esse olhar diferenciado à primeira infância, pois é a fase em que a criança está mais propícia a aprender e a desenvolver o seu potencial”.

Evento do Mês da Primeira Infância

A programação do Mês da Primeira Infância segue até o dia 31 de agosto e inclui atividades, diálogos e debates sobre a importância da primeira infância, com representantes da sociedade civil e do Governo. Pesquisas indicam que estimular as crianças desde o momento da gestação da mãe até os primeiros anos de vida, na chamada primeira infância, ajuda na formação e no desenvolvimento do seu potencial.

Um dos principais programas do Governo Federal voltado à Primeira Infância é o Criança Feliz, em que as famílias recebem, em casa, orientações de promoção ao desenvolvimento infantil. Este é o maior programa de visitação domiciliar do mundo voltado à primeira infância, e é considerado uma das seis iniciativas mais inovadoras no enfrentamento aos desafios globais da educação. Está presente em 2.902 municípios brasileiros, sendo 123 deles em Goiás.