Parceiros estruturam modelo de trabalho para operação do CETF
Representantes das secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Governadoria (SGG), Ministério da Infraestrutura, universidades Federal (UFG) e Estadual de Goiás (UEG), institutos Militar do Exército (IME) e Federal de Goiás (IFG) e a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) s reuniram nesta quarta-feira (11) para discutir o processo de estruturação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária (CETF), que está sendo instalado no Centro de Convenções de Anápolis.
As instituições de ensino parceiras vão constituir grupos de trabalho com especialistas em temas como transporte, ferrovias, engenharia e logística para trabalhar com Ministério da Infraestrutura, que assinou Memorando de Entendimento (MoU) com o Governo de Goiás para a instalação do CETF em Anápolis.
O Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária será uma unidade de testes acelerados e de padronização de tecnologia ferroviária, com o desenvolvimento de pesquisas e a realização de treinamentos. No local, projetos de inovação no sistema de transportes ferroviários serão concebidos, prototipados e testados.
A previsão é que o CETF comece a funcionar ainda em 2021. O Centro foi edificado às margens da BR-060 e está localizado próximo ao Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) e à ferrovia Norte-Sul.