Instalação de sistemas de energia solar torna parques goianos mais sustentáveis

Serão investidos mais de R$ 67 mil nos sistemas de geração de energia, o que proporcionará redução do consumo de energia hidrelétrica fornecida pela concessionária (Foto: José Francisco)

Os parques estaduais Telma Ortegal (PETO), dos Pirineus (PEP) e da Mata Atlântica (PEMA), administrados pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), estão recebendo sistemas residenciais para geração de energia elétrica a partir da energia solar. O investimento em processos renováveis vai tornar as Unidades de Conservação (UCs) goianas cada vez mais sustentáveis. 

Ao todo, serão investidos mais de R$ 67 mil nesses sistemas, o que proporcionará redução do consumo de energia hidrelétrica fornecida pela concessionária e, ao mesmo tempo, economia aos cofres públicos, uma vez que serão gerados créditos nas faturas mensais de cada um dos parques.

Parques goianos

Goiás possui 23 unidades de conservação, sendo 13 pertencentes ao grupo de proteção integral (12 parques e 1 estação ecológica) e dez ao grupo de uso sustentável (oito áreas de proteção ambiental, uma floresta estadual e uma área de relevante interesse ecológico).

Os parques estaduais promovem a conservação e pesquisa da biodiversidade, da água, do solo, da regulação do clima, da geração de energias renováveis e da produção de medicamentos, gerando mais renda e lazer para cidadãos e visitantes.