Polícia descobre oficina clandestina de aeronaves em Trindade
Equipes do Comando de Policiamento Especializado (CPE), da Polícia Militar de Goiás, descobriram no fim de semana um galpão clandestino, onde funcionava um desmanche e oficina de helicópteros, em Trindade, região metropolitana da capital. O local ficava na zona rural da cidade, às margens da GO-060. Duas aeronaves foram apreendidas. A operação contou com a participação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Receita Federal.
A ação teve início quando os militares abordaram um veículo suspeito, na rodovia. O motorista relatou aos policiais que estava indo ao galpão para realizar a manutenção das aeronaves, com a ajuda de outro mecânico. Um deles teria recebido a quantia de R$ 35 mil, para fazer o serviço. Com as informações, as equipes policiais se deslocaram até o local, onde foram identificadas diversas irregularidades.
“Os mecânicos faziam a transferência das peças de um helicóptero, que foi acidentado e que inclusive não foi reportado à agencia de regulação, para outro helicóptero, que foi importado dos Estados Unidos, sem a devida documentação. Ou seja, completamente ilegal”, informou o Tenente da PM, João Carlos Borges Ferreira.
Durante a ação, os fiscais da Anac descobriram que uma das aeronaves havia sido comprada nos Estados Unidos e não possuía a devida documentação. “A manutenção desse helicóptero, sendo feita de maneira não homologada e em local não homologado, traz risco à segurança de voo e pode até causar morte”, pontuou.
Além das irregularidades encontradas, a suspeita é de que as aeronaves fossem utilizadas para o cometimento de crimes. Ao final da ação, a Anac e a Receita Federal interditaram o galpão. Contra os dois mecânicos foi ainda lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O caso será agora investigado pelos órgãos fiscalizadores.