Ensino médio com formação técnico-profissional será ampliado

Em 2021, 48 turmas da 1ª série do ensino médio da rede estadual iniciaram a oferta do Novo Ensino Médio com itinerário formativo técnico-profissionalizante (Foto: Seduc)

O projeto que integra cursos técnicos profissionalizantes ao Novo Ensino Médio com itinerário formativo técnico-profissionalizante, implementado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), passará por modificações e ampliação a partir do próximo ano letivo.

Em 2021, 48 turmas da 1ª série do ensino médio da rede estadual iniciaram a oferta do Novo Ensino Médio com itinerário formativo técnico-profissionalizante. Assim, os 1.584 alunos que concluírem o ensino médio nessa modalidade vão receber também uma certificação nos cursos técnicos de Administração, de Informática ou de Química.

Considerando positiva a experiência de 2021 e o interesse dos estudantes pela formação profissionalizante integrada ao ensino médio, a Seduc, por meio da Gerência de Educação Profissional, irá definir, a partir do ano de 2022, novas coordenações regionais de Educação (CREs) e escolas estaduais onde serão implementadas as próximas turmas com o itinerário formativo técnico-profissional.

Oportunidades
No Colégio Estadual Dom Fernando 1, em Goiânia, nem mesmo a pandemia de Covid-19 impossibilitou os alunos de estudarem Administração. Segundo a diretora da escola, Idalisa Brasil, os professores garantiram um diferencial nas aulas, abordando as matérias por meio de rodas de conversas on-line, interagindo e dando o apoio necessário.

Assim aconteceu com a estudante Maria Luiza de Oliveira que, mesmo optando por assistir às aulas remotas após a retorno presencial, não perdeu o interesse na matéria. De acordo com Maria Luiza, o curso está sendo importante para sua formação, por completar o currículo, e, também, por dar a ela a oportunidade de adquirir conhecimentos em uma nova área. “Acredito que, independentemente da profissão que eu escolher, o curso de Administração será muito útil, pois aprendemos diversas coisas que podem nos ajudar no futuro”, afirma.

A estudante, que ainda não escolheu sua profissão, destaca a importância do curso técnico estar integrado ao Ensino Médio. “O curso ampliou a minha mente e agora penso que essa pode ser a área que eu queira seguir”, diz Maria Luiza.

Como funciona o novo Ensino Médio

Com a reforma do Ensino Médio, a carga horária total dessa etapa da Educação Básica foi ampliada de 2.300 para 3.000 horas, sendo 1.200 horas da parte flexível do currículo, composta por Projeto de Vida, eletivas (disciplinas optativas) e itinerários formativos. Os itinerários são trilhas de aprofundamento, com aulas na área de maior interesse do aluno.

Cada unidade escolar deverá oferecer, no mínimo, dois Itinerários Formativos. No entanto, se um adolescente estuda em determinada escola e ela não oferece o itinerário desejado, o aluno pode cursar as horas de itinerário formativo em outras escolas ou institutos de educação.