Estudante goiano é pré-selecionado para Olimpíada Mundial de Astronomia

João Gabriel estuda no colégio Alfredo Nasser, da rede pública estadual de ensino, há três anos. Esta é a segunda vez que ele participa da OBA (Foto: Seduc)

Medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica de 2021 (OBA), o aluno João Gabriel Batista de Araújo, do Colégio Estadual Alfredo Nasser, de Santa Rita do Araguaia, no Sudoeste goiano, está pré-selecionado para participar da Olimpíada Internacional de Astronomia (OIA) de 2022. O estudante de 17 anos de idade, que cursa a 3ª série do ensino médio, vai integrar a fase on-line das seletivas do evento mundial.

Para chegar à fase internacional da olimpíada, João Gabriel fez uma prova com o tema ‘Astronomia e Astronáutica’ e obteve a Nota 8,0. “Agora, vou participar de treinamentos e farei uma outra prova seletiva pela OIA no mês de setembro próximo, o que pode me levar a mais dois eventos: a XV Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e a XIV Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA)”, conta.

O estudante, que tem média 9,0 na matéria Física, afirma que está confiante para a nova fase: “Estudando muito, sob as orientações de meu professor Carlos Augusto”.

João Gabriel estuda no colégio Alfredo Nasser, da rede pública estadual de ensino, há três anos, e esta é a segunda vez que ele participa da OBA. “Na primeira oportunidade, ganhei a medalha de prata da olimpíada”, relembra o estudante.