Emater explica como Goiás Social beneficia agricultores familiares

Além do papel de agente facilitador para a obtenção de financiamento, a Emater opera oferecendo assessoria técnica aos trabalhadores rurais (Foto: Emater)

O Goiás Social, programa criado pelo Governo de Goiás para atender famílias em situação de vulnerabilidade, entrou em pauta no programa Gazeta Rural, veiculado na última sexta-feira (13), pela TV Gazeta. Em entrevista para o canal, o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo Rezende, explicou como a entidade atua pelo projeto para levar benefícios à população rural.

De acordo com a liderança, a seleção de municípios contemplados inicialmente foi realizada por meio dos dados registrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). As famílias moradoras desses locais são encaminhadas à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e redirecionadas para a Emater, que executa um trabalho de identificação e avaliação das propriedades rurais para a implantação de projetos que viabilizem o aumento dos rendimentos financeiros dos agricultores familiares.

“A gente tem levado ações no sentido de facilitar o acesso ao crédito para que essas famílias rurais tenham condição de realizar os investimentos em seus sistemas produtivos, como resultado final visando a melhoria da renda”, explicou Rezende ao programa. Ele frisou que, além do papel de agente facilitador para a obtenção de financiamento, a Emater opera oferecendo assessoria técnica aos trabalhadores rurais.

Confira a entrevista completa: