Funcionária da Saneago participa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio

A goiana Nurya de Almeida Silva, funcionária da Saneago lotada na Gerência de Controladoria Jurídica (J-GCJ), faz parte da maior missão nacional paralímpica em um evento fora do País. Ela está entre as 253 pessoas que vão compor a delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, cuja cerimônia de abertura ocorre nesta terça-feira (24), na capital japonesa.

Aos 30 anos, Nurya é uma das 12 atletas integrantes da seleção feminina de vôlei sentado e joga nas posições de levantadora e líbero. Para ela, representar o Brasil internacionalmente, em um evento como as Paralimpíadas, traz uma sensação indescritível: “Realmente, é um sonho realizado. Um misto de muitas emoções, alegria, euforia, entre outras coisas”.

Com bastante expectativa e considerando a seleção dos Estados Unidos como o maior rival, ela conta que a preparação do time foi intensa. Desde o início deste ano, foram sete fases de treinamento – quase um recorde para a modalidade. “E, no dia 6 de julho de 2021, durante uma transmissão on-line, recebemos a tão aguardada notícia da convocação, onde constava o meu nome para compor a seleção brasileira de vôlei sentado na minha segunda Paralimpíada”, relembra.

Covid-19

Conforme a atleta, as incertezas sobre a realização da competição, devido ao cenário da pandemia de Covid-19, fizeram com que a concretização do fato fosse uma surpresa. Isso porque os jogos foram adiados da data original, em 2020, e só tiveram autorização para ocorrer em 2021 sem a presença de público. Além disso, ainda há o receio de contaminação pelo vírus, gerando desafios que extrapolam o objetivo primordial chegar ao pódio.

“Graças ao esporte, nos vacinamos, mas isso não é garantia de imunização. Sendo assim, ainda bate a insegurança na hora de fazer e refazer os testes e correr o risco de não poder participar do evento. Nesse sentido, o primeiro desafio é não ser contaminada e o segundo é chegar em Tóquio e jogar o nosso melhor voleibol”, explica Nurya.

Saneago

Nurya Almeida atua no cargo de Agente Administrativa na Gerência de Controladoria Jurídica (J-GCJ), unidade subordinada à Procuradoria Jurídica (Proju). Ela é graduada em Educação Física e Administração de Empresas. Hoje, divide a rotina entre as funções na Saneago e os treinos na defesa de vôlei sentado, praticando quatro vezes na semana, durante três horas por dia no Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia (GO).

Sobre o apoio recebido na Companhia pela participação no esporte, a funcionária pontua que sua equipe de trabalho demonstra sempre bastante incentivo. “Os colegas me motivam em competições nacionais e internacionais, como fases de treinamentos, amistosos, jogos oficiais e eventos esportivos”, afirma, considerando esse suporte como fundamental para o seu desempenho na prática esportiva.

Trajetória

Natural de Cromínia (GO), Nurya joga vôlei sentado desde agosto de 2013, tendo sido apresentada a essa modalidade após se tornar deficiente por fraturar a coluna em um acidente de carro. “Sempre fui apaixonada por esportes e buscava me manter em movimento. Ao conhecer o vôlei sentado, não foi diferente. Entrei para o Clube Adap (Associação dos Deficientes de Aparecida de Goiânia) e estou por lá até hoje”, relata.

Com quase oito anos no esporte, Nurya já participou de outros eventos internacionais, sendo que as Paralimpíadas de Tóquio não serão sua primeira experiência nesse âmbito. Em 2015, ela marcou presença nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, conquistando a prata. Já no ano seguinte, foi a vez dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, uma convocação classificada como honrosa pela atleta, por representar sua primeira Paralimpíada e, além do mais, realizada em solo nacional.

De acordo com ela, o resultado foi uma conquista inédita por esporte coletivo no eixo paralímpico brasileiro: “Ficamos em terceiro lugar e, com muito orgulho, carregamos no peito a medalha de bronze conquistada nas Paralimpíadas Rio 2016”. Seguindo o calendário, em 2019, Nurya competiu nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, obtendo a segunda colocação no pódio. Agora, a expectativa fica por conta das Paralimpíadas de Tóquio, que terão seus vencedores conhecidos até o dia 5 de setembro de 2021.