Emater realiza curso de processamento de mandioca para dependentes químicos

Ação capacitou internos da Instituição Desafio Jovem Ebenézer, em São Luís de Montes Belos, entidade responsável por reeducar dependentes químicos (Foto: Divulgação)

Ocorreu, na cidade de São Luís de Montes Belos, durante a última semana, o curso de processamento da mandioca. Realizada pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a formação teve como objetivo o compartilhamento de conhecimento acerca da cultura da raiz entre internos da instituição Desafio Jovem Ebenézer, entidade responsável por receber e reeducar dependentes químicos.

O curso contou com o apoio da prefeitura de São Luís de Montes Belos, que por meio da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou máscaras, luvas e os demais equipamentos para que a capacitação fosse feita da maneira mais segura para todos os participantes.

A instituição Ebenézer foi escolhida por ser uma das organizações do município responsáveis por receber produtos e alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual), sobretudo grandes quantidades de mandioca. A técnica administrativa da Emater, Rachel Fleury, uma das responsáveis por elaborar e organizar o curso, destaca a importância da ação para os internos, que de acordo com ela, por meio do aprendizado adquirido, poderão produzir seus próprios alimentos, sendo assim uma medida que contribui para o conhecimento e para o não desperdício.

Ainda segundo ela, o curso foi importante para compartilhar entre os alunos diversas maneiras de aproveitamento da mandioca. “Todos que participaram aprenderam bastante e nós já estamos pensando em solicitar novos cursos à coordenação regional, como por exemplo um sobre o processamento de milho”, revela.

A formação foi dividida em parte teórica e prática, sendo a primeira focada no ensino das Boas Práticas de Fabricação (BPF), que incluem a higienização do produto e do local. A segunda tratou da etapa produtiva, com atenção nos excedentes obtidos a partir da mandioca, como farinha, polvilho e doces.

As atividades tiveram como instrutora a extensionista da Emater, Maria Aparecida Pereira, que relata sobre os resultados positivos do curso. “Todos que participaram saíram com um grande aprendizado, os internos realmente aprenderam o que foi ensinado. É muito importante para mim saber que eles estejam qualificados, para que possam colocar todo esse aprendizado na pratica no futuro”, conclui.