Webnário debate a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Entre as ações realizadas estão a parceria com instituições de Pessoas com Deficiência, atendimento personalizado, encaminhamento para cursos de capacitação e qualificação profissionalizante (Foto: Divulgação)

No webnário foi apresentado programa Central de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência no Estado de Goiás, que irá avançar na criação de empregos para segmento

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria da Retomada, realizou, nesta terça-feira (24), das 14h30 às 17h, um webnário com o tema “Construindo Inclusão e a Permanência das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”. Nele, foram tratadas ações de inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho pelos programas “Central de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência no Estado de Goiás” e “Mais Emprego”.

Na fala que abriu o webnário, o secretário de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds), Wellington Matos, salientou que o evento on-line mostra o sentimento do Governo de Goiás, que vai além da assistência, levando dignidade e real oportunidade a todos. Ele destacou que, com o apoio da Secretaria da Retomada, o Governo Estadual irá avançar no processo de empregabilidade da Pessoa com Deficiência com a criação do programa.

“Não há maneira melhor de incluir do que a garantia dos direitos. Dar oportunidade de trabalho é garantir o desenvolvimento e a qualidade de vida. É fazer uma diferença para melhor”, disse.

Segundo Wellington, o papel da Seds é desconstruir barreiras criadas pelo preconceito. “A caminhada é longa e difícil, mas repleta de perspectivas. Não existe democracia completa sem o respeito pleno de todos. E esse é um dos nossos papeis na Secretaria”, ressaltou.

Mais sobre o Programa
A gerente de inclusão da Pessoa com Deficiência da Seds, Cidinha Siqueira, classificou o webnário como um momento ímpar na construção da inclusão e, principalmente, da Pessoa com Deficiência em Goiás. “A responsabilidade com a Pessoa com Deficiência é tarefa de todos. E o governo de Goiás está abraçando, cada vez mais, essa luta”, disse.

Cidinha também falou sobre o programa Central de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência no Estado de Goiás. O programa tem como objetivo atuar de forma integrada com os demais órgãos do Estado e da sociedade na promoção de políticas públicas e de ações voltadas à inclusão da pessoa com deficiência.

Entre as ações, estão a realização de parceria com instituições de Pessoas com Deficiência, atendimento personalizado, encaminhamento para cursos de capacitação e qualificação profissionalizante. Visa, também, orientar o empregador para tornar a empresa acessível e criar um banco de dados de profissionais com deficiência.

A gerente da Seds falou, ainda, sobre os avanços conquistados nos últimos meses, além da criação da Central. Também foi criada a Comissão Técnica de Acessibilidade e Inclusão, que tem representantes de todas as secretarias do Estado e foi apresentado o projeto do Passe Livre Digital para Pessoas com Deficiência. Outra conquista foi a de que todos os sites das secretarias e autarquias possuem acessibilidade.

Parceria com a Retomada
A gerente de avaliação e informações da Secretaria da Retomada, Suellen Mara, explicou que a Secretaria da Retomada foi criada em agosto de 2020 e tem como objetivo estimular o emprego, a renda, a capacitação, o cooperativismo, o artesanato e os pequenos negócios.

Ela explicou o funcionamento do programa Mais Empregos e como ele será realizado em parceria com a Central de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência no Estado de Goiás. O objetivo é garantir maior facilidade para que estas pessoas encontrem vagas. Também serão oferecidos cursos de capacitação.

Os participantes
Também participaram do webinário a socióloga fundadora e atual coordenadora executiva do AmanKay Instituto de Estudos e Pesquisas, Marta Gil; o médico do trabalho e coordenador do projeto de Inclusão das Pessoas com Deficiência na Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo, Jose Carlos do Carmo; o auditor fiscal do Trabalho e coordenador do Projeto de Inclusão das Pessoas com Deficiência na Superintendência Regional do Trabalho em Goiás, Arnaldo Bastos; a advogada e empresária Karina Pereira; o advogado e presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Aldenor Carneiro dos Santos; o engenheiro civil Augusto Fernandes; a administradora de empresas e diretora de diversidade na ABRH, Edna Ottoni; e o jornalista e superintendente municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Goiânia, Antônio José Ferreira.