Equipe do Ministério da Saúde está em Goiás para troca de experiências

Equipes da Sais e Suvisa reunidos com técnicos do Ministério da Saúde no ConectaSUS/SES-GO (Foto: SES)

As Superintendências de Atenção Integral à Saúde (Sais) e de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) receberam equipe do Ministério da Saúde, nesta terça-feira (24/8), para discussão e troca de experiências com foco na atenção primária, rede materna e infantil e promoção à saúde. O objetivo foi ouvir as experiências do Estado, orientar, informar e auxiliar nas ações voltadas para essas áreas.

“O ministério está verificando todas as nossas atividades com foco nas ações de atenção primária, ampliação de equipes, aumento de cobertura e orientações na parte de indicadores de atenção primária”, explicou a coordenadora-geral de redes de atenção da SES-GO, Paula dos Santos.

A atenção primária é realizada nos municípios e é a porta de entrada do cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse momento é muito importante para conhecermos como está o planejamento do Estado e nos colocarmos como apoiadores para pensar estratégias de fortalecimento da atenção primária à saúde”, destacou Beatriz Zocal, técnica do MS.

A secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems), Jaqueline Gonçalves, destacou a necessidade de uma ação articulada entre os municípios e o Estado para avanços no SUS, que é tripartite, com atribuições do Governo Federal, do Estadual e das gestões municipais. “Há um respeito muito grande. Quando as gerências e superintendências chamam o Cosems para conversar, é no sentido de ouvir mesmo os municípios. E isso faz a diferença e impacta na ponta”, avaliou.

Visitas
A agenda dos técnicos do Ministério da Saúde inclui visitas a unidades de saúde de Goiânia e ao Hospital Estadual Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), nesta quarta-feira (25), e às unidades básicas de saúde de Inhumas (GO), na quinta-feira (26).