Seduc entrega reforma de colégio em Santo Antônio da Barra

Com recursos de cerca de R$ 162 mil do Pró-Escola, o único colégio estadual de Santo Antônio da Barra inaugurou reformas da pintura geral e troca das redes elétricas e hidráulicas. Obras beneficiam 489 alunos matriculados e 39 servidores e professores da unidade (Foto:Seduc-GO)

Um contagiante sentimento de alegria tomou conta do ambiente escolar no Colégio Estadual Hermínio Rodrigues Leão, em Santo Antônio da Barra, no Sudoeste goiano, na tarde desta sexta-feira (27).

A presença da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, anunciava que o momento seria mesmo de boas notícias. Afinal, ela estava na escola para inaugurar mais uma obra do Governo de Goiás. “É com satisfação que estamos aqui para entregar investimentos que o governador Ronaldo Caiado tem feito na rede estadual de educação”, destacou.

Com recursos de cerca de R$ 162 mil, por meio do Programa Estadual Dinheiro Direto na Escola (Pró-Escola), o único colégio estadual de Santo Antônio da Barra, município com população estimada de 4.886 pessoas (IBGE/2020), inaugurou reformas de sua pintura geral e troca das redes elétricas e hidráulicas, que beneficiam os seus 489 alunos matriculados e 39 servidores e professores.

A secretária de educação ainda anunciou a chegada de novos recursos para investimentos nas unidades escolares, como o Programa Reformar, que vai entrar na sua fase terceira. “Sabemos que a educação está sempre em movimento e precisamos estar atentos às suas necessidades”, ressaltou.

Melhorias

Para a gestora do Colégio Estadual Hermínio Rodrigues Leão, Geaine Marques, os investimentos realizados pelo Governo de Goiás mudaram a realidade da escola que, até o ano de 2018, “estava em condições precárias de funcionamento, por conta da falta de infraestrutura adequada”.

Mas, lembra Geaine, a partir de 2019, com o início da atual gestão estadual, o colégio ficou muito melhor: “De lá pra cá, nossa escola já recebeu aproximadamente R$ 680 mil em recursos do Governo de Goiás, que proporcionaram melhoramentos em toda a estrutura, como a cozinha, os banheiros, as salas de aulas e a implantação do sistema de monitoramento de segurança e outros equipamentos”.

Karen Proto, coordenadora Regional de Educação de Rio Verde, ressaltou que a gestão de Ronaldo Caiado já investiu cerca de R$ 40 milhões nas 22 escolas da rede estadual de ensino nos municípios de Rio Verde, Castelândia, Montividiu e Santo Antônio da Barra.

Segundo ela, os benefícios contemplam todas as instituições de ensino da rede estadual, “sem deixar nenhuma escola sem amparo, o que demonstra o quanto a educação tem valor neste governo”, conclui.

Benefícios para toda a rede

Gestora do Colégio Estadual Itagiba Gonzaga Jayme, no distrito de Ouroana, município de Rio Verde, Maria Lúcia Dantas, confirmou as palavras da coordenadora Karen, ao afirmar: “Quando eu ouvi do governador Ronaldo Caiado que ele ia ‘devolver Goiás aos goianos’ e que o governo iria chegar em todos os lugares do Estado, eu não imaginava que chegaria a Ouroana, mas chegou, o que nos alegra muito”.

O prefeito de Santo Antônio da Barra, José Cândido do Nascimento, revelou que, agora, os 246 municípios goianos recebem um tratamento igualitário do Governo de Goiás, “sendo que é a primeira vez, por exemplo, que a nossa cidade tem o prazer de receber a visita de uma secretária de educação”.

O deputado estadual Lissauer Vieira, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), que foi convidado para a inauguração, enalteceu a disposição do governo de Ronaldo Caiado em valorizar cada vez mais a educação. “E, claro, estamos sempre juntos para apreciar as proposições e projetos que beneficiem o ensino em todo o Estado”.