Cerimônia encerra ciclo de Diálogos sobre o SUAS

Evento contou com participação da secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia. Gestora agradeceu parceria entre Governo de Goiás e governo federal (Foto: Seds-GO)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), encerrou, nesta terça-feira (31/8), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o ciclo de Diálogos sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que capacitou gestores da Assistência Social em todo o Estado em uma iniciativa que contou com a parceria do Governo Federal. O evento reuniu a primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado; o secretário de Desenvolvimento Social de Goiás, Wellington Matos; a secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia; além de representantes de diversos municípios goianos.

As capacitações para gestores técnicos das cidades de Goiás foram iniciadas pelas cidades do Entorno do Distrito Federal (DF), e aconteceram durante o mês de agosto, sendo oferecido aos 246 municípios do Estado. O objetivo foi garantir a eficiência no uso de recursos direcionados para proteções básica e especial das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade.

O projeto Diálogos sobre o SUAS teve cursos para as regiões Norte e Nordeste e também para a Região Metropolitana de Goiânia, além do Entorno do DF. O 4º encontro do ciclo de Apoio Técnico aconteceu na tarde desta terça-feira, com a presença de representantes de todas as cidades do Estado.

Segundo Gracinha Caiado, em Goiás, o trabalho social é realizado de maneira técnica e integrada entre todas as secretarias estaduais. “O governador Ronaldo Caiado faz um governo de entregas e não um governo de promessas, sempre trabalhando com resultados e também transparência. Só assim nós conseguimos chegar nos goianos que mais precisam da nossa ajuda”, afirmou.

A primeira-dama ainda agradeceu a participação de todos na reunião e mostrou admiração ao trabalho que vem sendo realizado pela secretária nacional. “Eu parabenizo a Maria Yvelônia pelo trabalho que vem sendo feito à frente do Ministério da Cidadania. O Governo de Goiás e todos nós que trabalhamos no social estamos à disposição para mais parcerias e projetos em conjunto”, disse Gracinha.

O secretário da Seds, Wellington Matos, salientou na reunião os avanços da Assistência Social em Goiás, lembrando que o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado trouxeram para o centro da agenda administrativa a superação da extrema pobreza. “Goiás tem concentrado seus esforços nos mais vulneráveis, naqueles que tiveram, por tanto tempo, seus direitos básicos violados e foram esquecidos pelo poder público”, disse. 
 
Wellington ainda afirmou que hoje o Estado conta com uma rede de assistência social ativa, levando benefícios para a população dos 246 municípios goianos. “As políticas de proteções básicas fazem parte da estratégia desta gestão e do compromisso assumido pelo governador neste processo de devolução do Estado de Goiás aos goianos”, afirmou.

A secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia, agradeceu ao titular da Seds pelas parcerias que têm sido realizadas entre os governos federal e estadual para beneficiar os municípios, além de parabenizar a primeira-dama pelo trabalho que vem sendo feito. “O Wellington foi o primeiro secretário que entrei em contato, com uma demanda sobre o apoio técnico que deve ser dados aos municípios, e rapidamente ele compreendeu a necessidade. E assim surgiu o Diálogos sobre o SUAS em Goiás, que começou com intuito de ajudar os municípios do Entorno, e que chegou para as 246 cidades de Goiás”, afirmou.

Também estavam presentes na cerimônia de encerramento do Diálogos sobre o SUAS a diretora-geral da Organização das Voluntária de Goiás (OVG), Adryanna Caiado, e a superintendente de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão da Seds, Silvana Cruz Fuini.