Alunos da rede pública passam por avaliação de leitura

Até o dia 10 de setembro, 70 mil estudantes serão avaliados com a ajuda de um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Foto: Seduc)

A avaliação de fluência leitora de todos os estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede pública (estadual e municipal), organizada pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) em parceria com os municípios goianos, teve início nesta semana.

Até o dia 10 de setembro, 70 mil estudantes serão avaliados com a ajuda de um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O objetivo da avaliação de leitura é fornecer um diagnóstico da alfabetização das crianças e nortear as ações do programa AlfaMais, criado pelo Governo de Goiás em agosto de 2021 para ser implantado nas escolas no início de 2022.

Na Escola Municipal de Tempo Integral Benedito Soares de Castro, em Goiânia, a estudante Liz Amorim foi avaliada na última terça-feira (31). Presencialmente na escola e acompanhada pela professora Elizete Elizabeth, Liz teve que ler um conjunto de palavras e um texto narrativo. No final, ela respondeu três perguntas de interpretação sobre o texto. Toda a avaliação foi gravada pelo aplicativo de fluência leitora, que armazena as informações e os resultados.