Procon constata variação de 192% em preços de produtos de limpeza e higiene

Foram pesquisados os preços de sabão em pó, amaciante, água sanitária, desinfetante, detergente, lã de aço, limpa vidros, sabonete em barra e líquido, shampoo, condicionador, creme dental, desodorante entre outros. (Foto: Divulgação)

Durante a pandemia, as compras de material de limpeza representaram um gasto considerável no orçamento doméstico, afinal a higiene é indispensável para evitar a disseminação da Covid-19.

O aumento da procura por esses itens elevou os preços nas gôndolas e para ajudar o consumidor a fazer uma escolha que gere economia, o Procon Goiás fez um levantamento de preço de 60 (sessenta itens) de material de limpeza e higiene pessoal.

O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 31 de agosto em 12 estabelecimentos (supermercados e atacadistas) localizados em diferentes regiões de Goiânia. Ao todo, foram consultados os preços de 60 itens e marcas.

Foram pesquisados os preços de produtos como sabão em pó, amaciante, água sanitária, desinfetante, detergente, lã de aço, limpa vidros, sabonete em barra e líquido, shampoo, condicionador, creme dental, desodorante, etc. Todos os produtos tiveram os preços comparados, tendo o cuidado de observar a mesma marca e mesmo tamanho.

A maior variação encontrada nos materiais de limpeza foi a escova de limpeza (192,47%). Os preços oscilam entre R$ 2,39 e R$ 6,99. Já nos itens de higiene pessoal, o vilão foi o creme dental (167,79%) – (R$ 1,49 a R$ 3,99). Como esta é a primeira vez que a pesquisa é realizada pelo órgão, não foi possível aferir a oscilação do aumento médio anual desses produtos.

PRODUTOSMARCAPESOMENORMAIORVARIAÇÃO
  PREÇOPREÇO%
PRODUTOS DE LIMPEZA
Escova de limpezaCONDOR2,396,99192,47
DesinfetanteVEJA500 ml2,494,99100,40
Limpa vidrosVEJA500 ml5,9111,4593,74
Cera para pisosDESTAC752 ml7,9115,1992,04
Lá de açoBOM BRIL60 gr / 8 un1,592,8981,76
DetergenteYPÊ500 ml1,492,5973,83
Sabão em pó – caixaTIXAN IPÊ1 kg5,989,9967,06
AmacianteMON BIJOU2 l6,5910,8965,25
Esponja de limpezaSCOCTH BRITE4 un4,597,5564,49
AntimofoSECAR180 gr6,9911,4964,38
Sabão em barraYPÊ200 gr2,193,4959,36
Lustra móveisPOLIFLOR500 ml12,9919,9053,19
Água sanitáriaQBOA2 l4,997,2946,09
Álcool gel – AntissépticoASSEPGEL420 gr12,9916,7929,25
HIGIENE PESSOAL
Creme dentalORAL B70 gr1,493,99167,79
Hastes flexíveisTOPZ150 hastes3,998,19105,26
CondicionadorDOVE200 ml8,9117,89100,79
Sabonete líquidoPROTEX250 ml8,4515,4983,31
ShampooSEDA325 ml5,959,9967,90
Sabonete em barraFRANCIS90 gr1,492,2953,69
DesodoranteDOVE150 ml13,8917,9929,52

Como fazer economia

O Procon Goiás recomenda ao consumidor a estabelecer previamente, de acordo com seu orçamento doméstico, quanto poderá ser gasto na compra do supermercado. Depois, deve-se fazer uma lista dos produtos a serem adquiridos, iniciando pelos itens essenciais e, em seguida, os itens que podem ficar de fora.

Com uma calculadora em mãos, após avaliar preço e marcas diferentes, o consumidor deverá fazer as contas. Desta forma, após adquirir os produtos essenciais, saberá quanto ainda poderá gastar com os produtos não essenciais. Essa prática, além de auxiliar na conferência dos preços lançados no caixa, também evitará extrapolar o valor previamente estabelecido.

Dentro do supermercado, o Procon orienta o consumidor a fazer um roteiro e a organizar o carrinho e, principalmente, a economizar. É importante também comparar os preços dos produtos entre as várias marcas, observar peso ou quantidade, data de fabricação e prazo de validade.

É fundamental analisar sempre as ofertas do tipo “leve 3 e pague 2”, verificando se realmente são verdadeiras e lucrativas. Ao comprar produtos em grande quantidade, é preciso estar atento à data de validade. Caso não esteja atento, o consumidor poderá levar para casa produtos com prazo de validade muito curto ou até mesmo produtos com prazo de validade vencido.

Com a lista elaborada pelo Procon em mãos, será possível fazer a escolha consciente pelo produto mais barato sem precisar fazer a pesquisa in loco nos supermercados.

Acesse aqui o relatório da pesquisa e a planilha de preços