Crer realiza capacitação multiprofissional em cuidados paliativos

A ação foi direcionada a fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais da unidade (Foto: Rafaela Bernardes/Agir)

Com foco na capacitação de sua equipe multiprofissional, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santilão (Crer) realizou, no último dia 31, treinamento sobre cuidados paliativos. A ação foi realizada no auditório da unidade do Governo de Goiás e capacitou 103 profissionais, entre fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

“O tema cuidados paliativos é altamente relevante e condizente com o perfil de pacientes que atendemos na instituição. É imprescindível que as equipes de saúde saibam conduzir e aplicar o tema junto aos pacientes e familiares, no intuito de humanizar e preparar esse momento de transição da forma mais serena”, explicou o supervisor de reabilitação ambulatorial do Crer, João Francisco Martins.

“Falar de cuidados paliativos é falar de uma boa morte, e isso ainda é um grande desafio. Essa forma de cuidado tem como objetivo diminuir sofrimento físico, psíquico e espiritual. É uma modalidade de cuidado que deve ser replicada e entendida por todos os profissionais da saúde para evitarmos obstinação terapêutica”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Fernanda Bernardes Lélis,  que ministrou a qualificação.

Conceito

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida.

Essa melhoria se dá por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.