Merendeira vê obras de transformação em cozinha de escola após 30 anos
A merendeira da rede pública estadual de ensino, Noélia Balbino Sacramento, completa 30 anos trabalhando na cozinha do Colégio Estadual Hermínio Rodrigues Leão, no município de Santo Antônio da Barra, no sudoeste goiano. Aos 64 anos de idade, dona Noélia afirma que tem muito o que comemorar depois de três décadas responsável pela Merenda Escolar no colégio nos períodos matutino e noturno. “Finalmente, ganhamos uma cozinha novinha, bem montada e que nos dá condições de produzir alimentos com mais qualidade para os nossos alunos”, avaliou.
Dona Noélia destacou as obras de reforma da cozinha do colégio Hermínio a ajudam bastante no desenvolvimento do trabalho. “Ganhamos piso e azulejamento das paredes, grandes pias de mármore, novos armários, fogões, freezer industrial, liquidificador industrial, batedeira de bolos, micro-ondas e, claro, os pratos e canecas de vidro do Governo de Goiás”.
“A dispensa também ficou muito organizada”, lembrou a merendeira. Segundo dona Noélia, agora o preparo dos alimentos deve ganhar ainda mais sabor. “Trabalhar num ambiente assim nos inspira”, afirma.
A unidade escolar utilizou recursos do Programa Estadual Dinheiro Direto na Escola (Proescola) e do Programa Equipar para deixar nova e reestruturar a cozinha, que “desde o ano de 2013 não recebia nenhuma reforma”, contou a gestora do colégio, Geaine Marques.
Atualmente, a cantina do colégio Hermínio está servindo cerca de 250 refeições diárias para os alunos que frequentam a escola nesse período de regime híbrido. O que vai aumentar para 489 (que é o número de estudantes matriculados) quando as aulas presenciais voltarem 100%.