GoiásFomento anuncia nova linha de crédito para o setor turístico
O Governo de Goiás, por meio da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) e da Agência de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo) e com apoio das prefeituras, deu início, nesta sexta-feira (03), em Caldas Novas, à campanha GoiásFomento na Rota do Turismo. O objetivo é divulgar as linhas de crédito disponíveis para o setor turístico. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Hotel Privé Boulevard, com a participação de dezenas de empreendedores da região. A campanha será realizada em todas as regiões turísticas de Goiás.
A Agência de Fomento tem atualmente disponível o toral de R$ 46,7 milhões, recursos oriundos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), repassados pelo Ministério do Turismo, para financiar projetos da cadeia turística goiana. Essas linhas de crédito têm juros mais baixos que os praticados no mercado e prazo de pagamento de até 240 meses. Na ocasião, o presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar, anunciou que foi adotado novo processo de crédito, que possibilita prazo menor, de pouco menos de três dias, para definir um limite pré-aprovado para o empresário.
A Agência de Fomento lançou, também, nova linha de crédito para o turismo, dessa vez com aval do FGO (Fundo Garantidor de Operações) e Programa Nacional de Apoio às Microempresas e a Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) do governo federal com valores financiados de até R$ 150 mil. Rivael Aguiar considerou positivo o resultado do primeiro evento da campanha, que contou com a presença de empresários, lideranças de entidades de classe, além do presidente da GoiásTurismo, Fabrício Amaral, e do prefeito de Caldas Novas, Kléber Marra.
Apoio
O empresário Cristian Alejandro é dono de uma escola de idiomas de inglês, espanhol e libras em Caldas Novas. Ele esteve no evento para conhecer as linhas de crédito da GoiásFomento. “Achei muito interessante porque nós, micro e pequenos empresários, precisamos desse incentivo, dessa ajuda do governo, e mais ainda depois desse período de pandemia que temos passado”, afirmou. Segundo ele, a campanha pensa na cidade de Caldas Novas, que tem um potencial de turismo não só regional, mas nacional e também como falado no evento, de forma internacional.
A presidente da Associação Comercial e Industrial de Caldas Novas (Acican), Paula Kelle Silva Ferreira, afirmou que os empreendedores da cidade se sentem “muito apoiados” com o respaldo oferecido pela GoiásFomento, principalmente agora neste momento de pandemia. Ela destacou que a instituição financeira, cujo próprio nome tem a palavra fomento, tem a preocupação não somente de oferecer crédito aos empresários, mas também apoiá-los para garantir o sucesso de seus negócios. “Então, a prestação de serviço da GoiásFomento é sempre eficaz para o sucesso do empresário”, destacou.
Para o prefeito de Caldas Novas, Kléber Marra, esta sexta-feira foi “um dia histórico” para a cidade. Ele lembrou que, com a pandemia, toda a atividade do turismo passou por um abalo enorme, com várias empresas fechadas pois o turista desapareceu, prejudicando a economia do município. Ele demonstrou a alegria de receber, por parte da GoiásFomento e da Goiás Turismo, aporte financeiro para os micro e pequenos empresários da cidade, no sentido de reforçar seu caixa e seus negócios. Conforme disse o prefeito, a campanha representa geração de empregos e de renda, e a sobrevivência dos negócios do setor turístico.