Detran-GO inicia curso de Instrutor de Trânsito

O projeto-piloto, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, formará 120 professores do 6º ao 9º ano, para multiplicar os conhecimentos de trânsito aos alunos da rede pública (Foto: Secom-GO)

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) iniciou nesta segunda-feira (15/03) o curso de instrutor e examinador de trânsito para professores da rede pública estadual. A qualificação pretende formar 120 novos instrutores de trânsito, fazendo com que a educação de trânsito se consolide como tema transversal em escolas públicas. 

O curso faz parte do Projeto “No Trânsito o sentido é a vida”, desenvolvido pela Escola Pública de Trânsito do Detran-GO em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Com carga horária de 208 horas/aula pelo sistema remoto on-line, possui disciplinas como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania, mecânica para duas e quatro rodas, entre outras, que irão preparar professores multiplicadores para trabalharem com a formação dos condutores do Estado. 

De acordo com o diretor técnico do Detran-GO, Isac Silva de Souza, o projeto-piloto formará 120 professores do 6º ao 9º ano, para multiplicar os conhecimentos de trânsito aos alunos da rede pública. “Queremos fazer com que a educação de trânsito seja ensinada na escola e passe a fazer parte da rotina do aluno. Desta forma, quando ele for tirar a CNH já saberá o conteúdo básico do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de ser um pedestre ou um ciclista mais consciente”, enfatiza o diretor.

O cursista passará por provas teóricas, que serão aplicadas presencialmente conforme cronograma a ser apresentado durante as aulas remotas, além de realizar prova prática de direção e de conhecimentos como instrutor/examinador, ao final do curso. O aluno deverá apresentar também ao término do curso o projeto nas escolas de atuação, dentro dos critérios estabelecidos pela Seduc e Detran-GO. 

O trânsito é composto por carros, motos, caminhões, bicicletas, pedestres e infinitas possibilidades. Assim, os professores terão a responsabilidade de formar condutores conscientes para que possamos garantir um ambiente mais humano e seguro para todos no trânsito.