Projeto Educação de Valores, em Goiás, é tratado pelo MP-GO e Seduc
Implantado no ano de 2019 no município de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, o projeto Educação de Valores deve ser desenvolvido em todo o estado a partir do segundo semestre deste ano, 2021. O projeto é voltado para estudantes do Ensino Fundamental II e as tratativas se iniciaram nesta segunda-feira, 15/3, em uma webconferência entre a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) e o Ministério Público de Goiás (MP-GO).
Participaram da reunião on-line a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, a promotora de Justiça Renata Dantas, idealizadora do projeto, além da promotora de Justiça, Cristiane Marques, coordenadora da Área da Infância e Juventude do MP-GO, e da coordenadora regional de Educação de Rio Verde, Karen Proto.
“Podemos trabalhar com a ideia de iniciar o projeto no mês de agosto deste ano”, destacou a secretária Fátima Gavioli.
Ensino Fundamental
Com a ampliação, o Educação de Valores passará a beneficiar cerca de 53 mil crianças de 10 a 12 anos de idade, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino de Goiás.
Para Fátima Gavioli, a ação deve impactar a vida dos estudantes. “Esse projeto deverá ser marcante para a Educação de Goiás, pois ele fala sobre temas fundamentais para a vida”, ressaltou a secretária da Educação.
Igualdade, cidadania e ética
A promotora Renata Dantas, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Rio Verde, reforça a importância do projeto. “O Educação de Valores promove a igualdade, a cidadania e a ética”, afirmou. A promotora guarda cartinhas de alunos, vídeos e trabalhos, para ela, exemplos de que a ideia está se propagando e mudando comportamentos.
Em Rio Verde, o projeto, que tem como iniciativa primária a promoção da cultura do combate à corrupção, já atende 35 escolas locais, 20 delas são estaduais. Nestes primeiros anos do Educação de Valores foram desenvolvidos os temas ‘Código de ética para as escolas’, ‘Campanha sobre conduta ética nas escolas’ e ‘O uso da Internet’.
“O Educação de Valores tem realizado uma transformação positiva para nossos alunos, em comportamento e rendimento escolar”, lembrou a coordenadora regional de Educação, Karen Proto, durante a reunião. No ano passado, em formato de videoaula, por conta da pandemia do coronavírus, o projeto alcançou cerca de 2,8 mil alunos em Rio Verde.