Programa do Instituto Ayrton Senna terá segunda fase em Goiás
O Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais – Volta ao Novo – desenvolvido, em 2020, pelo Instituto Ayrton Senna e a BRK Ambiental, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), terá uma segunda fase em Goiás. Em reunião com o governador Ronaldo Caiado e a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, o instituto mostrou os resultados da iniciativa e o plano de ações para 2021, focadas no aprofundamento temático com gestores e professores.
No ano passado, o programa realizou diversas lives e produziu vários materiais de apoio para os profissionais da Educação. O objetivo é auxiliá-los no desenvolvimento de suas competências socioemocionais, para que possam ser aplicadas na formação dos estudantes. “Essas competências vão desde a resiliência emocional, que é a capacidade de lidar consigo mesmo, até o engajamento para com o outro, através de empatia, respeito e confiança”, explicou o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Emílio Munaro.
“A fase 2 é um segundo nível. O primeiro nível é o de sensibilização. Goiás apresentou uma proposta bastante aderente àquilo que o Instituto precisa. Agora, o objetivo é fazer um desdobramento do plano de ação, desenhado pelos técnicos da Seduc, para garantir uma formação um pouco mais robusta”, afirmou Emílio na reunião com o governador.
A secretária Fátima Gavioli agradeceu ao instituto pela parceria com a Secretaria e destacou a importância desse trabalho conjunto na Educação. “Ninguém sabe fazer tudo, ninguém é bom sozinho. A gente precisa de apoio, a gente precisa de ajuda. Estamos prontos para trabalharmos juntos”, afirmou a secretária.
“Eu jamais abri mão de ter essa parceria com vocês, no sentido de dar a essas crianças do nosso Estado mais dignidade”, endossou o governador. Ele também contou como sua preocupação pela autoestima dos estudantes e dos professores fez com que o Estado promovesse reformas em todas as escolas estaduais e adquirisse uniformes, tênis, mochilas e materiais didáticos para os estudantes.
Segundo o governador, as parcerias da Seduc com os institutos da área da Educação melhoram a qualidade do ensino em Goiás. “As professoras se sentem valorizadas ao receber orientações de vocês. Isso tudo está criando uma nova cultura em Goiás”, pontuou.
A implementação do programa em Goiás é uma iniciativa patrocinada pela BRK Ambiental, parceira da Saneago responsável pelos serviços de esgotamento sanitário nos municípios de Trindade, Jataí, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. “Essa parceria trata de dois setores que são capazes de impactar positivamente o desenvolvimento socioeconômico do país. Com profissionais de ensino preparados e acesso ao saneamento básico, as crianças e jovens do Brasil estarão preparados para um futuro melhor”, reforça a CEO da BRK Ambiental, Teresa Vernaglia.