Comitê de Combate a Incêndios atua nesta 5ª-feira em Porteirão

O Comitê de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural em Goiás realiza reunião com produtores, representantes de entidades e autoridades públicas nesta quinta-feira (16/9), em Porteirão, na Região Sul do Estado. O evento começa às 9 horas, na Feira Coberta. O objetivo é divulgar medidas de enfrentamento ao fogo durante o tempo seco no Cerrado.

Dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás mostram que, de janeiro a agosto de 2021, houve 6.624 focos de incêndio florestal em Goiás. Foram 6.454 focos em vegetação e 170 em cultura agrícola. “Fogo sem controle causa prejuízo ao meio ambiente e à produção agropecuária. É ruim para todo mundo. Com informação e técnicas adequadas, podemos minimizar e até evitar perdas em muitos casos”, diz o superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), José Ricardo Caixeta Ramos.

A ação de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio em Zona Rural é uma iniciativa que envolve o Governo de Goiás, secretarias e órgãos estaduais, prefeituras e entidades (veja lista completa abaixo). Na última sexta-feira (10/9) o encontro foi realizado em Piranhas, na Região Oeste do Estado. Em agosto, o Comitê levou orientações aos produtores de Anápolis. O evento marcou o lançamento de uma Brigada Rural. Outra iniciativa do grupo ocorreu em julho, quando foi realizado o Dia D de Aceiros e Podas. Mais de 120 municípios participaram da mobilização para disseminar técnicas de prevenção e combate a incêndios.

Criação
O Comitê de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural em Goiás teve sua criação aprovada no dia 9 de julho pela Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos. O lançamento oficial foi feito no dia 20 de julho pelo governador Ronaldo Caiado.

Agora o projeto que reúne Governo de Goiás e mais 15 parceiros passa a fazer parte do Plano Estratégico Operacional de Atuação Integrada no Combate a Incêndios Florestais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Lançado no dia 22 de julho, o plano federal busca unir esforços com governos estaduais, entidades e empresas para prevenir, reprimir e investigar casos relacionados a queimadas e outros crimes ambientais na Amazônia, Cerrado e Pantanal.

A chamada Operação Guardiões do Bioma prevê a participação de seis mil profissionais em ações de agosto a novembro, conforme a necessidade e demanda dos Estados, com maior atenção para Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Goiás. Eles vão apurar crimes, monitorar riscos, elaborar, revisar e validar planos, matrizes e protocolos integrados, avaliar resultados e propor medidas corretivas e preventivas.

Ação de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio em Zona Rural

Data: 16 de setembro de 2021 (quinta-feira)
Local: Feira Coberta (Rua Goiatuba, 105-201) – Porteirão (GO)

SAIBA MAIS