Políticas públicas fortalecem o agronegócio em Goiás
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, foi o convidado, desta terça-feira (16/03), da Série de Palestras Técnicas 2021 da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Durante o evento on-line, o titular da Seapa apresentou as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo de Goiás para fortalecer a agropecuária no Estado. “Referendado por toda experiência e liderança do governador Ronaldo Caiado, que externou a importância da modernização pela Secretaria de Agricultura, nós aglutinamos o trabalho da pasta em uma ação estruturante chamada Moderniza Campo.
O objetivo principal é dar visibilidade, para toda a sociedade, sobre as ações voltadas para o setor, assim como mostrar o trabalho que é promovido, do campo à cidade, levando desenvolvimento aos 246 municípios goianos”, destacou.
Entre os eixos que integram o Moderniza Campo estão Infraestrutura Rural, Regularização Fundiária e Irrigação; Agricultura Familiar – O Agro é Social; Inteligência de Mercado Agropecuário e Inovação; Crédito Rural; O Agro é de Todos e Juntos pelo Agro. De acordo com Antônio Carlos, todas essas áreas buscam contemplar ações, projetos e eventos que possam estruturar a atuação da Seapa e proporcionar benefícios não somente ao setor agropecuário goiano, como para toda a população no Estado.
Um dos destaques apresentados pelo secretário na live da Embrapa foi o Mecaniza Campo, que é um programa para ajudar no diagnóstico e cadastro das principais demandas, assim como equipar os municípios. “É importante ressaltar a parceria com a bancada federal, por meio dos deputados e senadores, que desde a recriação da Secretaria têm dado todo o apoio necessário para que a gente possa construir ações e efetivamente proporcionar o alcance dos benefícios aos municípios e pessoas do campo”, reforçou.
Recursos
Ele enfatizou, ainda, que a Seapa realizou a entrega, entre março/2019 e fevereiro/2020, um total de 545 máquinas da patrulha mecanizada, por meio de recursos de R$ 113 milhões de emendas da bancada federal. ““São caminhões, retroescavadeiras, tratores, motoniveladoras e equipamentos agrícolas, que diretamente proporcionam melhoria na infraestrutura rural dos municípios. Para 2021, também por meio de emendas de deputados federais e senadores, vamos realizar a entrega de mais máquinas para atender às demandas dos municípios do nosso Estado”, disse.
Já o Regulariza Campo é uma política do Governo de Goiás voltada para garantir a regularização fundiária de terras devolutas do Estado de Goiás. Segundo Antônio Carlos, o foco tem sido dar legitimidade, segurança e dignidade ao produtor rural. “Por anos, houve uma estagnação nesse processo de entrega de títulos, em Goiás. Com a criação da Seapa, esse trabalho foi intensificado por meio da atuação dos nossos técnicos e assessores”. Em 2020, foram entregues mais de 80 títulos de regularização fundiária em Goiás. Para 2021, a previsão é de regularizar 50 mil hectares, com entrega de 200 títulos de domínio definitivo.
Em outro eixo, o da Agricultura Familiar, o secretário ressaltou as ações de fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca, desde o fomento produtivo à agroindustrialização. Um exemplo citado por ele é o da cerveja de mandioca, a Esmera de Goiás, lançada em dezembro do ano passado pela Ambev, que utiliza a fécula da mandioca na fabricação da bebida. “Estamos trabalhando fortemente nessa articulação com agroindústria para fomentar a comercialização de pequenos produtores, especialmente os agricultores familiares. Em 2021, a previsão é da aquisição de 7 mil toneladas da raiz para a produção da cerveja goiana. Além disso, outras indústrias já estão buscando também parceria com os produtores para a compra de mandioca para ser usada como matéria-prima na produção da cerveja. Isso é importante, porque fomenta a produção e comercialização, gera renda aos agricultores familiares e estimula a economia nos municípios”.
Sinergia
De acordo com o titular da Seapa, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, todas as ações que são voltadas para o fortalecimento da agropecuária goiana só alcançam resultados positivos por causa de parcerias. “Em toda a minha vivência no setor, tenho acompanhado o trabalho de excelência que a Embrapa desenvolve no País, mostrando que pesquisa e ciência são fundamentais para o desenvolvimento do agro. Isso é resultado de um corpo técnico de primeiro nível. Estou hoje à frente da Seapa e só tenho a agradecer pela sinergia que existe entre a Secretaria de Agricultura e a Embrapa, atuando em prol de melhorias para o segmento”.
Antônio Carlos acrescentou ainda que o trabalho deve ser convergente, com o propósito de todas as entidades darem as mãos para que os resultados sejam alcançados. “Mesmo com a pandemia, com vários desafios, nós conduzimos um setor que não paralisou suas atividades e que tem contribuído para abastecer milhares de pessoas em todo o mundo. Hoje, 78% das exportações goianas são do agro. Temos uma safra extremamente produtiva, graças ao trabalho dos produtores rurais. Os resultados positivos são registrados por causa do envolvimento dos entes do agro, que não medem esforços para levar tecnologia, incrementar produtividade, gerando assim emprego, renda e desenvolvimento aos municípios”, completou.
Confira a apresentação completa do secretário Antônio Carlos, durante a Série de Palestras Técnicas 2021 da Embrapa, pelo link: (https://youtu.be/MA9eqoYBcYo).