OVG fortalece ações com capacitação em assistência social
Entre os principais objetivos do Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), está fortalecer a Assistência social em todos os municípios goianos. Pensando nisso, uma parceria entre as instituições oferece, por meio da Gerência Social da OVG, minicursos online gratuitos com temas ligados ao trabalho social. As capacitações tiveram início nesta semana, no dia 14 de setembro, e seguem até o dia 8 de outubro.
Ministrados por profissionais qualificados, os temas escolhidos para iniciar os trabalhos foram “Família acolhedora” e “Antes e depois do ECA”. Em ambos os cursos, houve a apresentação de um modelo de acolhimento institucional das famílias em vulnerabilidade com discussão das metodologias de abordagem assistencial e contextualização histórica das noções de direitos e proteções sociais previstas em lei.
Os especialistas responsáveis pelos conteúdos foram o sociólogo Rodrigo Salgueiro, acompanhado do professor assistente Danilo Costa, e a assistente social Naira Araújo, com apoio da professora assistente Nívea Chagas. Nas próximas semanas, outros dois minicursos também serão disponibilizados com os temas “Proteção à Mulher” e “Desemprego e suas variáveis”.
Presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, a primeira-dama Gracinha Caiado destaca a importância da capacitação dentro do trabalho social. “O governador Ronaldo Caiado e toda a sua equipe não medem esforços para ajudar as pessoas em vulnerabilidade social e oferecer maior qualidade de vida a cada uma delas. Hoje, estou primeira-dama e estudo todos os dias para fazer o melhor trabalho possível. Temos a consciência de que é preciso atualizar sempre os nossos conhecimentos técnicos e de abordagem. Esse curso veio para suprir essa demanda e, ainda mais capacitada, a administração estadual chegará cada vez mais longe através da OVG e das ações do Goiás Social”, destaca.
A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, destaca que a capacitação contínua de quem exerce a assistência social faz parte da missão da instituição, uma vez que o atendimento de qualidade é essencial para garantir o bem-estar a quem mais precisa. “A acolhida a quem está em vulnerabilidade é uma grande preocupação. Nos esforçamos a cada dia para ajudar o maior número possível de pessoas, por isso os conteúdos destes minicursos fazem-se tão necessários para nossa missão em todo o Estado”, afirma Adryanna.
Para o secretário de Desenvolvimento Social de Goiás, Wellington Matos, o desenvolvimento da Assistência Social em Goiás passa, necessariamente, pelos municípios. “A realidade de cada um é vivenciada pelos gestores e trabalhadores desta área, lá na ponta. Por meio da qualificação técnica, é possível a elaboração de políticas que transformem, de fato, o cenário em que vivemos. Isso sem falar nos assuntos abordados, que são de extrema importância e devem estar na nossa pauta diária.”
Gerência Social
A Gerência Social da OVG trabalha para integrar os municípios goianos e capacitar primeiras-damas, gestores e trabalhadores sociais. A equipe atua em conjunto com o Gabinete de Políticas Sociais e tem como foco principal a promoção de debates sociais, capacitações e estudos, agregando parcerias e criando processos de avaliação e supervisão, colaborando assim com o aperfeiçoamento da política social em Goiás, com melhor atendimento à população.
Desde março do ano passado, quando a gerência foi instituída, 2.159 pessoas foram capacitadas, entre primeiras-damas, secretários e técnicos, com 7.451 certificados emitidos.
De acordo com o responsável pela Gerência Social, Jordany Corinto, todos os 246 municípios do Estado foram convidados a integrar o trabalho conjunto de construção da proteção social em Goiás. “Este é um trabalho que tem chegado a todas as regiões do nosso Estado. Apenas neste ano, conseguimos a adesão oficial de 206 municípios a esta missão, por meio de assinatura de Termo de Adesão enviado à OVG. Nos próximos dias, temos a expectativa de que as demais cidades goianas também integrem essa força tarefa com o objetivo de capacitar os agentes sociais”, destaca Jordany.
Para desenvolver o trabalho, a gerência conta com cinco supervisores, professores especialistas que trabalham de forma online temas como proteção social, cadastro único, vigilância social, entre outros.