Ouvidoria: números de agosto mostram atendimentos mais rápido e resolutivo

Relatório da Ouvidoria-Geral, apresentado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), aponta que em agosto o Sistema de Ouvidorias de Goiás realizou 8.367 atendimentos, o que representa um crescimento de 12,7% em relação a julho. Agosto é, até o momento, o mês com o maior número de atendimentos realizados em 2021 pelas ouvidorias central e setoriais dos órgãos estaduais.

Considerando os últimos 90 dias, os números indicam que o Sistema de Ouvidorias de Goiás ganhou um ponto porcentual em relação aos resultados apresentados no trimestre anterior: o índice de resolutividade subiu de 65% para 66%, novo recorde do sistema. O tempo médio de respostas das manifestações baixou ainda mais no trimestre: de 7,4 dias para 7 dias, consolidando-se como um dos mais rápidos entre as ouvidorias públicas do País.

Para o superintendente de Participação Cidadã da CGE, Danilo Borges Garcia Carvalho, “vale destacar que apenas uma em cada três solicitações recebidas no mês de agosto foi de reclamação (34%). A maioria dos atendimentos, 43%, foi do campo solicitação, que normalmente está relacionado a esclarecimentos e busca de informações. Treze por cento se referiram ao campo comunicação; 5% a denúncias; 4% dos atendimentos foram relacionados à Lei de Acesso à Informação (LAI) e tivemos 1% de elogios”.

Órgãos mais demandados

As ouvidorias setoriais dos cinco órgãos mais demandados no último trimestre responderam por 74% de todas as manifestações, sendo que o mais demandado foi a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), seguido de Ipasgo, Secretaria da Educação, Saneago e Detran.

Usuários consultados pela Ouvidoria-Geral que responderam a pesquisa sobre os atendimentos realizados atribuíram nota média 7,6 para o trabalho promovido pelas ouvidorias, cujo sistema é coordenado pela CGE-GO e que, nos oito primeiros meses deste ano, já computou mais de 55,4 mil atendimentos.

Os canais de acesso da população ao Sistema de Ouvidorias são o telefone 0800 000 0333, o site www.ouvidoria.go.gov.br, o e-mail ouvidoria@goias.gov.br, o Vapt-Vupt e presencialmente nas ouvidorias setoriais dos órgãos do Estado.

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás