Cursos do Pronatec serão oferecidos nas Unidades Prisionais

Cada cidade receberá o curso de acordo com a preferência ou prioridade. Anápolis, por exemplo, optou pelo curso de Informática. No município, as aulas já começaram e estão tendo um feedback positivo (Foto: Divulgação)

O Governo de Goiás, por meio das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Segurança Pública (SSP), está desenvolvendo o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nas unidades prisionais do estado. A proposta atenderá públicos do regime fechado, semi-aberto, aberto, egressos e familiares.

A implementação do programa tem como propósito promover oportunidades ao presidiário para que, após o cumprimento da pena, ele tenha qualificação para o mercado de trabalho. Serão oferecidos cursos de qualificação profissional e formação inicial e continuada. É importante ressaltar que os cursos serão na modalidade presencial, sendo que o professor responsável terá um profissional de apoio. O programa segue até 2023.

Os cursos ofertados neste primeiro momento são de horticultor orgânico, agente de limpeza urbana, pintor de obras imobiliárias, costureiro de máquina reta e overloque, costureiro industrial, manicure e pedicure, barbeiro, jardineiro, reciclador, operador de computador, ajudante de obras, padeiro e confeiteiro.

Os municípios contemplados são Goiânia, Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Itumbiara, Luziânia, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, São Luís dos Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Itapaci, Araçu e Anápolis.

Cada cidade receberá o curso de acordo com a preferência ou prioridade. Anápolis, por exemplo, optou pelo curso de Informática. No município, as aulas já começaram e estão tendo um feedback positivo.

De acordo com a Gerência de Educação Profissional da Seduc, a importância desse trabalho é justamente fazer a diferença na vida dos indivíduos presos, ocupando o tempo deles com uma formação que poderá contribuir para seu desenvolvimento pessoal, além de abrir portas para o trabalho.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa do Ministério da Educação, que tem como finalidade ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. O objetivo do Pronatec é expandir, interiorizar e fomentar as possibilidades de acesso ao ensino técnico.