HGG promove 1º curso sobre Psiquiatria e Psicologia Médica para não especialistas
O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG irá promover o I Curso de Psiquiatria e Psicologia Médica, com o tema “O que o não especialista precisa saber”. A capacitação será dividida em três módulos, sendo que o primeiro será realizado nesta quarta-feira, 22 de setembro, com o tema “Ansiedade”. Os próximos módulos serão nos dias 20 de outubro, “Transtornos de humor”, e 24 de novembro, “Psicose e cognição”. Todo o curso será realizado por meio da plataforma Zoom, sempre às 19 horas.
O curso é direcionado a todos os profissionais que atuam no serviço de psicologia e psiquiatria, englobando todas as especialidades médicas e equipe multiprofissional, residentes médicos e multiprofissionais, estudantes de graduação da área da saúde. Os principais objetivos são fomentar a geração de conhecimento e auxiliar os médicos em geral na suspeita de quando é necessário solicitar o auxílio de um psiquiatra. Além disso, a capacitação é parte integrante das ações de atenção à saúde dos usuários do HGG e também deve auxiliar os alunos a ficarem menos distanciados dos aspectos mentais, afetivos e psicossociais que fazem parte da totalidade do ser humano, em especial dos pacientes da unidade de saúde.
De acordo com o médico psiquiatra do HGG, Leonardo Prestes, nos últimos anos tem-se notado uma grande dificuldade de médicos e demais profissionais de saúde com os temas da psiquiatria, o que pode dificultar o tratamento, gerando um resultado abaixo do esperado. “O curso é focado também na questão da psicologia médica, na melhor interação entre o médico e o paciente. Esperamos que o médico possa compreender não somente a ansiedade, tristeza e as dificuldades de quem está tratando, mas também que possa entender qual é o impacto dele, médico, sobre essa compreensão do paciente”, afirma Leonardo.
O psiquiatra enfatiza que, para o HGG, um curso como este mostra a preocupação da unidade de saúde com a educação continuada e também com a humanização do atendimento. “E nós acreditamos ainda que isso pode ajudar o HGG, pois os profissionais terão uma melhor qualificação e, consequentemente, um melhor atendimento; um objetivo do HGG é estar sempre melhorando o atendimento aos usuários do SUS”, finaliza Leonardo.