Aposentadoria rural é tema de palestra realizada pela Emater

Ação, que faz parte da programação do Emater Ao Vivo, exibido no canal da Emater, no YouTube, que buscou informar produtores sobre previdência rural (Imagem: Emater)

Dando segmento a programação do Emater Ao Vivo, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou, nesta quarta-feira (22), um encontro virtual que teve como tema de destaque a aposentadoria dos trabalhadores rurais.

A live, que ocorreu no canal da Emater no YouTube, contou com a apresentação da extensionista social da instituição, Rosângela Caparrosa Barroso, e teve como mediadora a assessora técnica da Diretoria de Assistência Técnica da Agência, Ana Kassia de Oliveira.  

Durante todo o encontro, Rosângela procurou trazer as principais orientações e informações para os produtores rurais, sobretudo àqueles que buscam a aposentadoria especial, ou seja, aquela em que o trabalhador não possui maneiras de comprovar a contribuição ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), mas possui todos os documentos que demonstrem que trabalhou o tempo necessário no campo.

A extensionista, além de tratar dos valores do benefício e da abordagem do INSS, abordou tópicos como os tipos de aposentadorias e em qual cada trabalhador do campo se enquadra, e os requisitos necessários para requerer o direito, como a idade mínima e o tempo de trabalho.

Ainda, segundo ela, é indispensável que os documentos necessários estejam bem organizados. “O importante não é o excesso de documentos, mas com toda a documentação que comprove a atividade exercida, o trabalhador, com certeza, terá mais chance de conseguir o direito”, concluiu.

A live, que faz parte do programa semanal de conferências da Emater para discutir os principais assuntos de interesse da agricultura familiar e demais envolvidos no segmento rural, assim como os debates anteriores, está disponível no nosso canal no YouTube. Os encontros ocorrem todas as quartas-feiras, sempre às 14h.

Assista: