HCN comemora alta de três pacientes que ficaram em estado gravíssimo

Evaldo deu entrada no HCN vindo de Porangatu. Depois de 65 na UTI, teve alta no dia 13 de setembro. Voltou para Porangatu com muitas vontades: rever a família, os amigos, comer churrasco e voltar ao trabalho (Foto: Adrianne Vitoreli)

As equipes do Hospital de Enfrentamento à Covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, comemoraram com muita emoção a alta de três pacientes que estiveram internados em estado gravíssimo por conta de complicações da Covid-19. O motorista Evaldo Campos Aguiar, 46 anos, os empresários Jeaud Gomes Viana, 56 anos e Adriano dos Santos Carvalho, que completou 30 anos, sedado, na UTI da unidade, podem se considerar sobreviventes de um vírus que dizimou famílias e levou a óbito quase 600 mil pessoas só no Brasil, desde o início da pandemia.

Evaldo deu entrada no HCN vindo de Porangatu, depois de uma queda de energia no hospital em que estava. Ficou 65 dias na unidade, a maioria deles na UTI, entubado, em estado gravíssimo. Foi traqueostomizado (respiração pela traqueia) e teve alta no dia 13 de setembro. Voltou para Porangatu com muitas vontades: rever a família, os amigos, comer churrasco e voltar ao trabalho.

Jeaud Gomes Viana, morador de Minaçu, estava internado desde o dia 14 de julho e teve 60% do pulmão comprometido. Passou por dias difíceis. “Eu sei que a reabilitação vai demandar paciência, mas estou indo para casa vivo e extremamente agradecido pelo atendimento que recebi de todas as pessoas”, disse. A esposa Aline e a sogra Luci Dalmutt chamavam as pessoas da equipe de fadinhas e trouxeram lembranças para a equipe (bombons, suco de uva e goiabada caseiros).

Já Adriano, de São Miguel do Araguaia, foi o que ficou menos tempo, mas teve duas paradas cardíacas no hospital. Os 30 anos chegaram quando estava entubado e em estado gravíssimo. O pai dele, Domingos Neto Cardoso Aguiar, disse que quando o enteado entrou no hospital, ele leu o salmo 91 e os anjos também adentraram na unidade. “Os profissionais trabalharam com a ciência e os anjos sustentaram meu filho durante todos os dias em que esteve aqui.

Seu Domingos disse que Deus vai recompensar todos que trabalham no HCN, desde o porteiro, que o acalmou na entrada, passando pelas equipes, até o diretor. “Nós nunca vamos esquecer do cuidado e do carinho que tiveram com meu filho. Que os anjos continuem por aqui abençoando cada um de vocês.”

“Os profissionais do HCN trabalham duro dia e noite, desde a abertura do hospital para que essas vitórias sejam alcançadas. Mesmo cansados físico e mentalmente, somos estimulados por essas conquistas, pelo positivismo de pacientes e familiares e pelas ​orações de todos, para que nos mantenhamos firmes na batalha”, explica o diretor técnico da unidade, Emílio Pena Bueno.