População contribui para agilidade na contenção de vazamentos
A Saneago tem o segundo melhor índice de perdas na distribuição de água do Brasil, conforme os dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (Snis). Além dos investimentos na eficiência operacional, a participação da população tem uma importância fundamental nesse resultado, informando os vazamentos para que as equipes possam, com agilidade, ir aos locais e executar os reparos nas redes.
Sempre que identificar um vazamento de água ou extravasamento de esgoto, o cliente pode entrar em contato pelo 0800 645 0115, enviar mensagem pelas redes sociais oficiais da Saneago, utilizar o aplicativo da Companhia ou a agência virtual no site www.saneago.com.br. Para uma maior agilidade no atendimento, é importante informar o endereço do local do vazamento com detalhes, como ponto de referência.
Enquanto a média nacional de perdas foi de 39,2%, em 2019, a Saneago marcou apenas 28,6%. E empresa goiana está entre as únicas duas com índice inferior a 30%. Entre as capitais brasileiras, Goiânia está também na segunda posição, com 21,7%.
Para Alexandre Gomes de Souza, superintendente de Operações da Região Metropolitana de Goiânia, a população é a principal aliada da Saneago e do meio ambiente: “Quanto mais rápido nos avisam, menos água é desperdiçada e mais rápido os extravasamentos de esgoto são contidos”.
Além disso, já é praxe na Saneago a utilização de forças-tarefa para realizar varreduras por vazamentos ocultos, tanto de água quanto de esgoto, em todas as 226 cidades em que a Companhia presta os serviços de saneamento. “A nossa meta é reduzir em 80% os números de vazamentos até 2025”, destaca o superintendente.