Sead participa do 119º Fórum Nacional de Secretários da Administração

Atual 2ª vice-presidente do Consad, o titular da Secretaria de Estado da Administração de Goiás (Sead Goiás), Bruno D’Abadia, participou das discussões (Foto: Sead)

Atual 2ª vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o titular da Secretaria de Estado da Administração de Goiás (Sead Goiás), Bruno D’Abadia, participou das discussões do 119º Fórum Nacional, em Brasília, no qua foram abordados temas como: modelo de governança, desafios da gestão pública, entre outros. 

O debate sobre a construção de um modelo de governança para a transição dos governos estaduais e distrital entre 2022 e 2023 foi o primeiro do fórum deste ano, nesta quinta (23). Na sequência, foram feitas a apresentação e a discussão de metodologia de diagnóstico para o levantamento dos principais desafios da gestão pública dos governos estaduais e distrital para o período de 2022 a 2030. 

Bruno D’Abadia afirmou que a ocasião é de grande relevância por proporcionar um momento de discussão sobre como o Estado pode buscar a efetividade e o melhor desempenho da administração pública. “Nesses encontros, é possível que os assuntos sejam desenvolvidos em sua plenitude ou, pelo menos, sejam mais próximos daquilo que é o ideal para que a gente possa resolver os problemas, um por um, sem achar que vai haver uma chave mestra que vai resolver tudo de imediato”, considerou. 

Em sua fala durante o primeiro dia do fórum, o secretário abordou a transformação que a gestão do governador Ronaldo Caiado realizou a partir da Secretaria da Administração. D’Abadia relatou o cenário de dificuldade encontrado em 2019 e explicou quais foram as medidas e soluções tomadas para equilibrar a saúde fiscal de Goiás. Ele reforçou a importância do diálogo com a sociedade e a atuação transparente como imprescindíveis nesse processo. 

Programação

As atividades da sexta-feira (24) foram iniciadas com a elaboração de iniciativas para a modernização da gestão pública nos Estados e no Distrito Federal. Durante a manhã, os secretários conversaram sobre a elaboração de um programa de capacitação para gestores e líderes estaduais para coordenação e implantação da agenda estratégica dos governos. 

No período vespertino, a programação incluiu discussões sobre outros assuntos que são importantes para a gestão pública brasileira. Em pauta, estiveram temas como, por exemplo, a Proposta de Emenda Constituição (PEC) 173/2020, que versa sobre medidas relativas ao enfrentamento à Covid-19, e os impactos desta e de outras medidas sobre os programas para modernização da gestão pública.