Furtos e vandalismo prejudicam sistemas de abastecimento de água

A Saneago tem trabalhado, intensamente, para manter a regularidade do abastecimento e o melhor atendimento à população em todos os 226 municípios onde opera. No entanto, ocorrências de furto e vandalismo em unidades da Companhia frequentemente prejudicam a prestação dos serviços.

Não só em termos de danos patrimoniais e financeiros mas, sobretudo, ao provocar a interrupção do fornecimento de água, afetando a rotina de milhares de usuários, dentre residências, comércios e indústrias.

Algumas das regiões que mais sofrem com esse tipo de situação são Aparecida de Goiânia e o Entorno do Distrito Federal. Na cidade vizinha da capital goiana, somente neste ano, já foram registradas 20 ocorrências, sendo 12 apenas no Sistema de Abastecimento de Água Independência Mansões [como nesta madrugada].

O gerente de Negócios de Aparecida de Goiânia, Gilberto Barbosa, pontua que os materiais mais comumente furtados são os cabos de rede de cobre puro. Porém, para realizar o furto, evidenciam-se situações de arrombamento, depredação e avarias de portas, paredes, janelas e equipamentos.

De acordo com o gestor, os maiores alvos são os poços da Saneago localizados nos bairros Comendador Walmor, Jardim Riviera e Independência Mansões. Ele explica que os componentes furtados são fundamentais para o funcionamento das unidades: “Até a reposição do material e o restabelecimento elétrico e funcional dos serviços, a produção de água tratada é comprometida tanto em quantidade quanto em qualidade, provocando o desabastecimento da população. Além disso, a intermitência no sistema e a oscilação da pressão podem romper e provocar vazamentos na rede de distribuição”.

No Entorno, os municípios mais afetados são Valparaíso de Goiás e Águas Lindas, que já somam 29 e 23 ocorrências neste ano de 2021, respectivamente. Luziânia, em seguida, registrou 13 casos de furto e vandalismo. Segundo o superintendente Regional de Operações do Entorno do DF, Laerce Vaz, geralmente o problema ocorre em sistemas onde os equipamentos e cabos são de maior potência, bem como em locais mais vulneráveis devido ao afastamento do núcleo de adensamento urbano. Cabos elétricos, transformadores de energia, tubos e conexões de ferro estão entre os itens mais visados.

Providências
Para reduzir as ocorrências de furto e vandalismo, a Saneago está buscando alternativas, como: concretagem dos eletrodutos subterrâneos; reforço das portas com cadeados e trancas inteligentes; gradeamento das portas e janelas; reforço das estruturas metálicas e de alvenaria; soldagem dos quadros de comando; e intensificação da vigilância noturna. A expectativa, com isso, é reduzir tanto a necessidade de manutenções corretivas quanto a intermitência no abastecimento dos bairros atendidos pelos referidos sistemas.

Auxílio da população
Importante destacar que, em todos os casos, a Saneago faz o registro de Boletins de Ocorrência junto à Polícia. De qualquer forma, a Companhia reforça o pedido para que, ao perceberem atividades suspeitas nessas regiões ou em demais localidades com unidades de abastecimento, os moradores acionem a Central de Relacionamento pelo 0800 645 0115 ou entrem em contato, diretamente, com a Polícia Militar pelo número 190.