Hugol nas Escolas retoma atividades abordando primeiros socorros

Estudante treina manobra de ressuscitação cardíaca em boneco, durante aulas de primeiros socorros. Essa foi a 32ª aula do programa, que já orientou 6.734 alunos das escolas da Região Noroeste de Goiânia José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (foto)/Agir

O Hugol nas Escolas, programa de conscientização e ensino do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), retomou suas atividades com visita à Escola Estadual Prof. Vitor José de Araújo. Devido à retomada das aulas ser de modelo híbrido, que combina aulas presenciais no formato tradicional com o aprendizado on-line em um ambiente virtual, as turmas orientadas contaram com quantidade reduzida de alunos. 

No total foram orientados 44 estudantes, na faixa etária de 12 a 16 anos, de quatro turmas do ensino fundamental, cumprindo todos os protocolos de segurança referente a prevenção contra a Covid-19. “Retomar as atividades desse programa traz sensações de renovação, de felicidade em poder compartilhar esse conhecimento e de zelar pelo bem-estar da sociedade”, afirma Viviane de Oliveira, responsável pela atividade no âmbito da Comissão de Qualidade 

“Falar de saúde para esses alunos é ir ao encontro ao nosso propósito, que é cuidar de vidas. Nosso objetivo é ir além e alcançar o maior número de pessoas possíveis com a mensagem do quanto é importante educar em saúde”, diz ainda Viviane, que é ouvidora da unidade do Governo de Goiás.

Essa foi a 32ª aula do programa, que já orientou 6.734 alunos das escolas da Região Noroeste de Goiânia. A aula teve como tema primeiros socorros e foi ministrada pelas residentes multiprofissionais da unidade, enfermeira Suzy Aparecida Luiz da Silva e fisioterapeuta Jhennyfer Gonzaga de Oliveira, que capacitaram os alunos a se comportarem adequadamente em situações emergenciais do cotidiano, como quedas, desmaios, sangramentos, queimaduras e engasgamentos.

“A iniciativa do projeto é muito importante, e ficamos muito empolgados quando recebemos a notícia que tínhamos sido escolhidos para receber a equipe do Hugol. Ainda estamos vivendo um momento de pandemia, onde os alunos se sentem muito isolados, e realizar um evento desses aqui é uma forma de aconchego emocional para eles”, relatou Iris Maria Dantas, Gestora da Escola Estadual Prof. Vitor José de Araújo.