Programa da OVG é contemplado em edital da Fundação Abrinq

Programa Meninas de Luz se destacou na seleção da Fundação Abrinq e vai receber recursos para fortalecer o trabalho Foto: Cristina Cabral

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) foi uma das instituições contempladas, em nível nacional, para receber o apoio da Fundação Abrinq, por meio do Programa Nossas Crianças, pelos próximos 24 meses. O programa selecionado é o Meninas de Luz, que oferece atendimento às jovens gestantes e seus bebês até um ano após o parto.

Criada com a missão de promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes no Brasil, a Fundação Abrinq seleciona instituições da sociedade civil que se destacam pelo trabalho assistencial e destina recursos financeiros e capacitações técnicas para fortalecer essas ações.

“Eu costumo dizer que a OVG é uma das instituições assistenciais mais importantes do nosso país, não porque faço parte dessa entidade como presidente de honra, mas por ver de perto a mudança proporcionada na vida de quem mais precisa. Ver que nosso trabalho agora é reconhecido e apoiado em nível nacional pela Abrinq é uma alegria enorme, pois com esse apoio poderemos ampliar ainda mais nossa missão e ajudar um número cada vez maior de meninas e seus bebês, por meio do Meninas de Luz”, comenta a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado.

Sempre atenta às necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade social, a OVG busca constantemente levar benefícios sociais do Governo de Goiás às famílias vulneráveis de todo o Estado. De acordo com a diretora-geral da Organização, Adryanna Melo Caiado, o repasse de recursos do Programa Nossas Crianças, da Abrinq, contribuirá com a nova fase do Meninas de Luz, que está sendo expandido para as cidades do interior.

“Não há momento mais adequado que este para colocarmos em prática mais essa parceria social da OVG. Com muita determinação, estamos levando o Meninas de Luz às jovens gestantes do interior, durante as ações do Goiás Social, promovendo atividades lá na cidade delas. Essa é uma iniciativa nunca feita em Goiás e que tem mudado efetivamente a realidade dessas mãezinhas. Ao sermos contemplados por este edital, temos a oportunidade de percorrer todos os municípios de forma ainda mais eficaz”, pontua Adryanna.

Programa Meninas de Luz
O Programa Meninas de Luz é mantido com recursos do Governo de Goiás e oferece amparo a gestantes em situação de vulnerabilidade social, com até 21 anos de idade. As adolescentes e jovens recebem apoio desde o pré-natal até o bebê completar um ano de vida.

O acolhimento é feito por uma equipe multiprofissional, com acompanhamento na saúde, informações nutricionais, orientações sobre educação sexual, planejamento familiar e atendimento odontológico. Todas as ações são desenvolvidas para proporcionar conhecimento às jovens para que elas possam ter uma gestação mais saudável e tranquila e aprendam a cuidar do filho. Além disso, elas têm a oportunidade de participar de atividades manuais e de oficinas de qualificação profissional, que estimulam a criatividade e despertam o espírito empreendedor.