Educação realiza Dia D do novo Ensino Médio nesta quinta
O novo Ensino Médio será a pauta desta quinta-feira (18/3) na rede pública estadual de ensino. A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) vai promover o Dia D do Novo Ensino Médio realizando um evento online de formação para professores e apresentação das ações da secretaria na implantação desse novo modelo de ensino conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O evento vai ter início às 14 horas, no canal da Seduc no Youtube, com participação de representantes do Instituto Unibanco, da secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, além de superintendentes, coordenadores regionais de Educação e assessores pedagógicos.
Neste primeiro momento, a Seduc irá apresentar o plano de implementação do Novo Ensino Médio em Goiás à comunidade em geral. Depois, os participantes serão direcionados a salas virtuais fechadas para se aprofundarem no conhecimento de algumas propostas do novo Ensino Médio. Cada participante poderá escolher uma dessas trilhas formativas:
Trilha 1 – O professor e a formação continuada
Trilha 2 – Projeto de Vida – concepção geral para o Novo Ensino Médio
Trilha 3 – Juventudes e Protagonismo Juvenil
Trilha 4 – Flexibilização Curricular: Itinerários Formativos
Trilha 5 – Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Trilha 6 – Formação Geral Básica: Áreas do Conhecimento
Trilha 7 – Arquitetura Curricular
Trilha 8 – Avaliação Formativa
Novo Ensino Médio já começou a ser implantado
Na rede estadual de ensino de Goiás, o Novo Ensino Médio já começou a ser instituído em 596 unidades escolares, ainda no início de 2020.
Em 2021, mais 48 turmas da rede estadual iniciaram a oferta do Novo Ensino Médio com itinerário formativo técnico-profissionalizante. Assim, os alunos que concluírem o Ensino Médio nessa modalidade vão receber também uma certificação nos cursos técnicos de Administração, de Informática ou de Química.
Como funciona o novo Ensino Médio
Com a reforma do Ensino Médio, a carga horária total dessa etapa da Educação Básica foi ampliada de 2.300 para 3.000 horas, sendo 1.200 horas da parte flexível do currículo, composta por Projeto de Vida, eletivas (disciplinas optativas) e itinerários formativos. Os itinerários são trilhas de aprofundamento, com aulas na área de maior interesse do aluno.
Cada unidade escolar deverá oferecer no mínimo dois Itinerários Formativos. No entanto, se um adolescente estuda em determinada escola e ela não oferece o itinerário desejado, o aluno pode cursar as horas de itinerário formativo em outras escolas ou institutos de educação.