Seduc e DGAP juntas na inserção de reeducandos no convívio social

Pelos termos do convênio, os reeducandos são cedidos para prestarem serviços gerais e administrativos na Seduc (Foto: Seduc)

Com foco em uma ação de ressocialização dos reeducandos da agência prisional do Estado, foi assinado, nesta quinta-feira (7), um termo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) e a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP). O termo prevê que até 300 pessoas possam prestar serviços na Seduc no tempo em que cumprem pena. O objetivo é oportunizar aos reeducandos a reinserção no mercado de trabalho e na sociedade.

Para a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, a parceria é de grande relevância. “ É muito importante essa parceria, porque eles têm pessoas que precisam prestar serviços para voltar à sociedade. A DGAP fará uma análise das pessoas e criará um plano de trabalho a ser cumprido por cada reeducando. Eu acredito que nós não podemos deixar essas pessoas trancafiadas, sem prestar serviço à população. Esse convênio é mais do que uma ressocialização, é uma nova oportunidade na vida”, disse a secretária.

Para o diretor-geral de Administração Penitenciária, tenente coronel Franz Augusto Marlus Rasmussen Rodrigues, a parceria é fundamental para a função de ressocializar as pessoas que cumprem pena. “Isso vai colaborar com a recuperação do preso e com a segurança pública de um modo geral e, para 2022, teremos outros projetos de Educação para os presídios do Estado”, afirmou.

nos termos do convênio, que já existia e agora foi ampliado, os reeducandos são cedidos para prestarem serviços gerais e administrativos na Seduc de modo a terem uma nova experiência de vida que contribua para a volta deles ao convívio social.