Polícia cumpre mandados contra suspeitos de disseminar fake news

Operação Elite Fake investiga grupo criminoso responsável por administrar 45 perfis de redes sociais, usados para disseminar notícias falsas e extorquir vítimas diversas (Foto: SSP)

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (08), a segunda fase da Operação Elite Fake, que investiga grupo criminoso responsável por administrar 45 perfis de redes sociais, usados para disseminar notícias falsas (fake news) e extorquir vítimas diversas.

Durante as diligências, duas pessoas foram presas e oito mandados de busca e apreensão cumpridos. Esta fase da ação contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/GT3) e com as equipes policiais civis da 1ª DRP de Goiânia, 2ª DRP de Aparecida de Goiânia, DEIC, DERFRVA e Distrital de Inhumas.

A investigação policial apontou que o grupo seria responsável por administrar dezenas de perfis da rede social Instagram, que são utilizados para atacar a honra e imagem de profissionais de destaque em várias áreas, tais como digitais influencers, médicos, dentistas, artistas, organizadores de eventos, dentre outros.

O objetivo dos criminosos não era somente voltado para disseminar notícias mentirosas contra pessoas diversas, mas também lucrar financeiramente, já que, antes de realizar as postagens ou até mesmo após atacar a honra e imagem de vítimas diversas, eles faziam contato e exigiam pagamento em dinheiro para evitar a realização das publicações caluniosas e difamatórias ou, quando já postada, para a exclusão do material, praticando as extorsões.

Na primeira fase das investigações, ocorrida em 23/04/2021, cinco envolvidos nas práticas delituosas foram identificados e, com a continuidade das investigações, outras pessoas foram identificadas. Foi verificado que, após a primeira operação, na qual foram excluídos todos os perfis criminosos identificados, os investigados criaram novos perfis no Instagram e continuaram a prática delitiva.

Nesta segunda fase da Operação Elite Fake, foram cumpridos doi mandados de prisão, sendo um contra um homem de 31 anos de idade, em Aparecida de Goiânia, e outro contra uma mulher de 43 anos de idade, em Goiânia, além de oito mandados de busca e apreensão domiciliares, sendo quatro na capital, dois em Aparecida de Goiânia e dois em Inhumas.

Os investigados serão Indiciados pelos crimes de Calúnia, Difamação, Associação Criminosa, Extorsão, Comunicação Falsa de Crime e Falsidade Ideológica, além de outros crimes que poderão ser apurados após a análise dos dados coletados nesta fase.