Presidente da Goiás Turismo é eleito para Fórum Nacional

Chapa “Turismo, mesmos destinos novas oportunidades” foi vitoriosa por aclamação de 100% dos votantes, gestores públicos do setor nas 27 unidades da Federação (Foto: Goiás Turismo)

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) escolheu sua próxima diretoria executiva em eleição com chapa única, encabeçada pelo presidente da Agência de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo), Fabrício Amaral. A 13ª Reunião Extraordinária do fórum foi realizada nesta quinta-feira (07), durante a 48ª Abav Expo & Collab, uma das mais tradicionais feiras turísticas, que reúne toda a cadeia produtiva do setor, neste momento de fortalecimento e de preparação para a retomada do Turismo com responsabilidade.

A nova equipe do Fornatur tem Bruno Reis (da Empresa Potiguar de Promoção Turística) na Vice-Presidência e Jefferson Moreno (da Secretaria de Turismo de Mato Grosso) como vice-presidente da Região Centro-Oeste. As demais diretorias regionais são ocupadas por mulheres. Ruth Avelino (da Empresa Paraibana de Turismo) representa a Região Nordeste; Rosa Janaína (Secretaria de Estado do Turismo do Amapá), a Região Norte; Lenise Loureiro (da Secretaria Estadual de Turismo do Espírito Santo) representa a Região Sudeste; e Isabela Tioqueta (da Paraná Turismo), a Região Sul.

Fabrício enfatiza esse aspecto na composição da chapa vencedora: “Achamos importante ter diversidade de opiniões, por isso convidei essas mulheres, lideranças competentes, para compor quatro das cinco Vice-Presidências regionais”. A chapa “Turismo, mesmos destinos novas oportunidades” foi vitoriosa por aclamação de 100% dos votantes, gestores públicos do setor nas 27 unidades da Federação.

O novo presidente do Fórum destacou a afinidade entre os novos diretores e afirmou que todos estão conscientes de que o Turismo ainda vai enfrentar em 2022 um ano complicado, em fase de decrescimento. “Sabemos que não existe milagre! Existe trabalho, governança e humildade para ouvir”, disse Fabrício. E ressaltou: “É uma vontade e uma grande honra representar vocês, o grupo de pessoas que têm capacidade de mudar o Turismo do País. E se a gente acreditar nisso, podemos fazer, de mãos dadas”.

O Fornatur é responsável por deliberar sobre os temas importantes do Turismo brasileiro, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais. O colegiado atua como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo, na preparação e na implementação do Plano Nacional de Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do setor.

Bruno Wendling, representante de Mato Grosso do Sul, que deixa a Presidência do Fórum em janeiro de 2022 e de quem Fabrício é vice-presidente, apresentou o balanço das ações e os resultados da gestão. Bruno destacou as conquistas e os desafios enfrentados nos dois últimos anos, que fortaleceram a posição do Fornatur de liderança nacional no setor turístico. E apresentou a nova marca da entidade. O símbolo criado com o intuito de representar o Fornatur é um bumerangue, que “se jogado da maneira correta, volta ao ponto de partida”, lembrou Bruno.

Abav
A reunião do Fornatur foi realizada em Fortaleza (CE), durante a Abav Expo & Collab 2021, evento que reúne toda a cadeia produtiva do Turismo. Em formato híbrido, para garantir a segurança de todos em tempo de pandemia, de 6 a 8 de outubro, a 48ª edição da feira com a maior força de vendas da área capacita e facilita relacionamentos para marcar o reencontro dos profissionais de Turismo após tanto tempo. A feira foi aberta por Magda Nassar, presidente da Abav, que declarou, emocionada: “Estamos de volta!”.

Fabrício disse que volta para casa com sentimento de esperança. “A Abav foi um evento teste com toda a cadeia produtiva turística do Brasil e até internacional. Todo participante testado, imunizado, com respeito à pandemia. O setor de Turismo está atento e preparado para um retorno consistente. Na retomada, as pessoas querem estar próximas à natureza. E Goiás está mostrando seus atrativos na feira, uma das mais tradicionais da América Latina, aproveitando a vitrine virtual para exibir as belezas do Estado”, disse Fabrício sobre o evento.