Rádio UEG Educativa e Cria.Lab estreiam podcast Glossário do Bem

Muitas palavras surgiram em um contexto colonial, ou em momentos em que a discriminação, o preconceito eram legitimado. Por isso, conhecer o histórico de cada uma permite uma revisão de postura e ações (Foto: Secom)

Rádio UEG Educativa e o Cria.Lab estream, no próximo dia 22 de março, o podcast semanal Glossário do Bem, que tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre expressões que denotam preconceito racial, social, de capacidade e gênero e conscientizar a comunidade sobre a importância de abolir essas expressões e substituí-las por outras socialmente aceitas.

O Glossário do Bem vai ao ar todas as segundas-feiras, nas principais plataformas de podcast, no YouTube e no IGTV da Rádio UEG Educativa.

Polyana Marques, uma das diretoras do programa, afirma que nossa linguagem está imersa no contexto sócio-histórico da sociedade e por isso carrega valores, ideias, conhecimentos, preconceitos, tabus. “As palavras não são isentas e não carregam somente seu significado restrito, elas apontam para uma realidade maior e trazem informações de como foram criadas e usadas ao longo do tempo, informações que passam muitas vezes despercebidas por nós”, afirma.

Polyana completa dizendo que muitas palavras e expressões surgiram em um contexto colonial, ou em momentos em que a discriminação, o preconceito, a inferiorização e a violência contra diversos segmentos populacionais – negros, indígenas, ciganos, as mulheres, as pessoas com deficiência, entre outras – era legitimado e, por isso, “conhecer o histórico e os sentidos de cada palavra ou expressão que carrega essas marcas nos permite uma revisão de postura, pensamentos e ações que, com esforço coletivo, pode construir uma sociedade equitativa e diversa”.

Kelly Ferreira, roteirista e diretora do Glossário do Bem, acredita que o podcast pode esclarecer as dúvidas de muitas pessoas que querem se expressar corretamente, sem carga de ofensa e julgamento. “Muitas vezes usamos expressões ultrapassadas ou carregadas de preconceito sem saber a gravidade do que estamos falando, por isso fizemos questão de não apenas abordar termos problemáticos, mas também de apresentar sugestões de como substituí-los por termos mais socialmente aceitos”, explica. 

De acordo com Thaís Oliveira, coordenadora da rádio UEG educativa e professora no curso de Cinema e Audiovisual na Unidade Universitária de Goiânia – Laranjeiras, o podcast tem muito alcance e pode chegar a pessoas de todo mundo, portanto, o Glossário do Bem pode servir como um guia para o conhecimento a respeito dos usos de algumas expressões e palavras usadas em nossa sociedade.

Você pode participar, mandando suas dúvidas e sugestões para radio@ueg.br ou para o WhatsApp da Rádio UEG Educativa (62) 98325-0227.