Governo leva unidade itinerante da OVG à população vulnerável de Goiás

Dona de casa Marlúcia das Graças Pires, de Goianira, agradece os benefícios que conseguiu para o cunhado: “A gente como família fica imensamente agradecido. Que os responsáveis pela OVG recebam de Deus 100 vezes mais do que tem feito por quem mais precisa em Goiás” (Foto: Cristina Cabral)

Com diversas ações especiais, o Governo de Goiás tem mudado a realidade das pessoas que vivem em vulnerabilidade social nos 246 municípios goianos. Entre essas realizações, estão os atendimentos da unidade itinerante “OVG Perto de Você”. A iniciativa, desenvolvida pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), leva atendimento e distribui benefícios para os mais carentes, protegendo, principalmente, crianças, idosos, grávidas e deficientes físicos.  

Os atendimentos são feitos em um caminhão adaptado com toda a estrutura necessária para oferecer acolhimento a quem precisa. Desde que foi lançada, em junho deste ano, a ação já entregou quase dois mil benefícios (1.797), em 16 municípios. Entre eles cadeiras de rodas padrão, cadeiras de rodas higiênica, andadores, muletas, bengalas, leites especiais (fórmulas infantis), kits de fralda descartável infantil e geriátrica, filtros de barro, máscaras para a proteção contra a Covid-19, kits de enxoval para bebê e de higiene, e colchões caixa de ovo. 

Além de doar benefícios, a unidade itinerante “OVG Perto de Você” conta com uma equipe de Assistência Social que presta orientações sobre como ter acesso a outros serviços e atendimentos em outras áreas, como saúde e Defensoria Pública. 

Unidade itinerante da Organização das Voluntárias de Goiás leva assistência presencial e benefícios para a população vulnerável do interior do Estado (Foto: Cristina Cabral)

Desde que teve início, a iniciativa levou esperança para pessoas em situação de vulnerabilidade social em 16 cidades. A dona de casa Marlúcia das Graças Pires, 40 anos, recebeu benefícios para o cunhado, no município de Goianira. O rapaz está internado no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), em Goiânia, enquanto se recupera de sequelas da Covid-19.  

Agradecida, Marlúcia conta que a OVG chegou na “hora certinha para a sua família”, que não teria condições de comprar os benefícios recebidos e que farão toda a diferença na qualidade de vida do jovem: cadeiras de rodas padrão e higiênica, kits de fralda geriátrica descartáveis e colchão caixa de ovo. “A gente, como família, fica imensamente agradecida. Que os responsáveis pela OVG recebam de Deus 100 vezes mais do que tem feito por quem mais precisa em Goiás. Fomos atendidos por um pessoal atencioso, educado, alegre e acolhedor”, frisa Marlúcia das Graças.  

A jovem Yasmim Jennifer Moraes Silva, 23 anos, foi uma das gestantes a ganhar o kit de enxoval da OVG, que vem com uma bolsa maternidade, fraldas descartáveis, trocador, macacão manga curta sem pé, casaco com capuz, body manga curta, body manda longa, toalha de banho com capuz, manta, duas calças sem pé e dois pares de meia. “Saio daqui da “OVG Perto de Você” muito feliz e agradecida. Eu não tenho condições de comprar roupinhas para o meu filho. Agora, meu bebê já tem o que vestir”, afirmou.  

Yasmim Jennifer Moraes Silva, 23 anos, ganhou kit de enxoval para o bebê: “Agora, meu filho já tem o que vestir”, afirma  (Foto: Cristina Cabral)

Cadeirante, Pedro Lucas Bracanelli, de 18 anos, é morador de Abadia de Goiás e recebeu uma cadeira de rodas em uma das ações itinerantes. “Eu precisava muito de uma nova cadeira e não tinha dinheiro para comprar. Sou muito grato a Deus, ao Governo de Goiás e à OVG. Vocês são muito importantes, ajudam gente que não tem nem o que comer, imagina para comprar algo tão importante, que traz dignidade e melhora a qualidade de vida de pessoas como eu.” 

Agilidade 

A presidente de honra da Organização e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, lembra que a ação “OVG Perto de Você” é uma grande realização do Governo de Goiás. Ela destaca que “é uma determinação de Ronaldo Caiado para não deixarmos ninguém para trás, e é com esse objetivo que temos trabalhado para ampliar os serviços prestados pela OVG”.  

“Antes, para receber algum benefício, a pessoa tinha duas opções, ou ia até Goiânia ou procurava uma unidade da prefeitura para fazer esse intermédio. Um processo mais demorado. Agora, essas pessoas podem vir diretamente na nossa unidade itinerante, apresentar a documentação necessária e retirar o benefício na hora. É um serviço ágil, fundamental à cidadania, à justiça social e que assegura direitos”, diz Gracinha Caiado.  

Já a diretora-geral da Organização, Adryanna Melo Caiado, reforça que com a unidade itinerante “OVG Perto de Você” a instituição poderá garantir assistência, também a comunidades rurais, urbanas e quilombolas. “Com esses atendimentos, a OVG se aproxima dos cidadãos do interior, inclusive daqueles que vivem em comunidades distantes, conhece melhor quais são as desproteções dessas famílias e consegue ampliar o alcance das suas ações”, lembra a diretora-geral.