Conselho Estadual da Educação aprova Novo Ensino Médio
O Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO) aprovou, nesta semana, o Documento Curricular para Goiás, etapa ensino médio (DC-GOEM). O documenta apresenta os princípios, metodologias e componentes curriculares do Novo Ensino Médio que deverão ser colocados em prática nas escolas públicas e privadas de Goiás, a partir de 2022.
O DC-GOEM começou a ser elaborado em 2019, pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e com a participação da sociedade. A Seduc realizou uma consulta e duas audiências públicas para mostrar o documento a professores, gestores, estudantes, pais e representantes dos sistemas de ensino e receber sugestões de alteração.
“O nosso documento foi escrito de forma democrática”, afirmou a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim. Somente na consulta pública de novembro de 2019, a Seduc recebeu mais de 20 mil contribuições da sociedade.
Como regulamenta o DC-GOEM, o Novo Ensino Médio terá carga horária total de 3 mil horas, distribuídas nos três anos, e 6 horas de aula por dia. Além da ampliação da carga horária, as escolas seguirão um novo currículo que inclui, além das disciplinas obrigatórias, os Itinerários Formativos.
Os itinerários correspondem à parte flexível do currículo e são formados por aulas de Projeto de Vida, eletivas (disciplinas escolhidas pelos estudantes) e trilhas de aprofundamento. Cada estudante poderá escolher as eletivas e trilhas de aprofundamento que irá cursar, de acordo com seus interesses e afinidades. Enquanto isso, cada escola precisa oferecer, no mínimo, dois Itinerários Formativos.
O documento curricular do novo Ensino Médio prevê 17 Itinerários Formativos, sendo 2 de cada área do conhecimento, 6 integrados (interação entre duas ou mais áreas do conhecimento) e 3 do eixo técnico-profissionalizante (Administração, Química e Informática).
As aulas de Projeto de Vida são direcionadas para o autoconhecimento dos estudantes e definição de metas e sonhos para a vida pessoal, acadêmica e profissional.
“A gente acredita muito que a implementação do novo Ensino Médio vai fortalecer a aprendizagem do estudante, considerando que ele terá oportunidade de fazer escolhas, de acordo com seus interesses”, afirmou a superintendente.
Implantação em Goiás
Com a aprovação do DC-GOEM, o novo Ensino Médio será implantado em todas as escolas estaduais de Goiás em 2022, nas turmas de 1ª série. O currículo das escolas será adaptado e a carga horária expandida para 6 horas diárias.
Hoje, 62% das turmas de 1ª série do ensino médio da rede estadual trabalham com a carga horária ampliada, e todas as escolas de ensino médio ofertam eletivas e aulas de Projeto de Vida. Além disso, 48 escolas oferecem, de forma piloto, Itinerários Formativos Técnico-Profissionalizantes.
A previsão é de dobrar o número de turmas de Itinerários Formativos Técnico-Profissionalizantes no ano que vem e oferecer, em 2023, todas as trilhas de aprofundamento em todas as escolas estaduais.
A oferta das trilhas de aprofundamento vai coincidir com a 2ª série do Ensino Médio desses novos estudantes, momento considerado mais apropriado, segundo a superintendente Osvany Gundim.
“Quando chegar nas trilhas, que é algo que direciona mais o ensino, o aluno precisa de mais maturidade. Então nós colocamos um trabalho bastante intenso de Projeto de Vida com a 1ª série para preparar o estudante a fazer uma escolha mais assertiva na 2ª série”, explicou a superintendente.