Governo entrega 950 cartões do Mães de Goiás, em Cocalzinho

Secretário da Seds, Wellington Matos, entregou cartões do Programa Mães de Goiás em Cocalzinho, ao lado do prefeito da cidade, Alessandro Barcelos (Foto: Seds)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), do Gabinete de Políticas Socias (GPS) e da Secretaria da Retomada e a Goiás Fomento, entregou nesta terça-feira (19), no município de Cocalzinho, 950 cartões do Programa Mães de Goiás. Neste mês de outubro, nove municípios da região do Entorno do Distrito Federal estão sendo contemplados com mais de 10,5 mil cartões. O benefício institui a distribuição de renda a mães em situação de vulnerabilidade. 

O Programa Mães de Goiás, que é pioneiro no Brasil, garante R$ 250 mensais a mulheres com filhos entre zero e seis anos de idade. O investimento total é de R$ 219 milhões, viabilizados pelo Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege Goiás). No total, 100 mil famílias serão beneficiadas de forma progressiva em todo o Estado. 

Até o fim deste mês, o Governo de Goiás somará mais de 22 mil cartões do benefício entregues em 49 municípios goianos. Além de Cocalzinho, a programação de outubro ainda entregará cartões em outros sete municípios: Vila Boa, Cabeceiras, Planaltina, Formosa, Santo Antônio do Descoberto, Água Fria e Mimoso. Padre Bernardo já havia recebido 661 cartões no dia 13. Somente em setembro, o programa alcançou 40 cidades e 11,7 mil mães. 

O secretário da Seds, Wellington Matos, afirmou que o Programa Mães de Goias, do Governo de Goiás, é um programa emblemático e que faz diferença na vida das beneficiárias, além de movimentar a economia local. 

“O trabalho que o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado realizam em todo o Estado é excelente. E eles, assim como eu, esperamos que as mães de Cocalzinho façam bom uso desse auxílio, comprando alimentos, remédio e mais produtos para toda a família”, afirmou o secretário da Seds. 

O prefeito de Cocalzinho, Fernando Barcelos, agradeceu o governador Ronaldo Caiado e também a primeira-dama Gracinha Caiado. “Só tenho uma palavra para falar ao governador: gratidão! O Mães de Goiás não só irá beneficiar as mães, mas também nosso comércio e também todo o município de Cocalzinho”, disse Alessandro. 

Na última semana, na entrega realizada na cidade de Padre Bernardo, o governador Ronaldo Caiado salientou a importância do Mães de Goiás para pessoas desprotegidas socialmente na condição de pobreza. “Combatemos a pobreza estendendo as mãos às pessoas mais humildes de Goiás. E é isso que nós estamos fazendo, apoiando crianças, mães e famílias vulneráveis nos municípios carentes do Estado”, explicou.

Cartões já vêm com saldo 
Após participarem dos eventos, as mulheres beneficiadas pelo Mães de Goiás recebem os cartões já com saldo. Assim, eles podem ser utilizados na compra de alimentos e também de remédios em estabelecimentos cadastrados na cidade pela Goiás Fomento. 

O período de permanência no Mães de Goiás será de 12 meses, prorrogável até 36 meses, desde que cumpridos os compromissos assumidos no ato de adesão. Para isso, as mães devem atualizar as informações no CadÚnico e manter a carteira de vacinação dos filhos em dia, de forma a atender os critérios do Ministério da Saúde. No caso de gestantes, é necessário realizar todo o acompanhamento médico relativo ao pré-natal e também aos primeiros seis meses de vida da criança.