Alunos de colégios militares vão receber uniforme, a partir de 2022

“Na área de infraestrutura, o Governo de Goiás investiu R$ 109 milhões de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. Nesta gestão, o dinheiro público chega em forma de melhorias e benefícios para todas as escolas”, comentou Fátima Gavioli (Foto: Seduc)

O Governo de Goiás, a partir de 2022, garantirá a distribuição gratuita de kits de uniformes também para os alunos dos Colégios Estaduais da Polícia Militar do Estado (CEPMGs), ampliando, assim, o alcance do benefício para todos os estudantes da rede pública estadual. Além disso, a partir do próximo ano, o governador Ronaldo Caiado já autorizou a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) a implantar 105 novos Centros de Ensino em Período Integral e 24 novos Colégios Estaduais da Polícia Militar (CEPMG).

Outra boa notícia dada pela secretária Fátima Gavioli nesta quarta-feira (20) foi a pactuação que será realizada entre Estado e municípios em novembro deste ano, com a destinação de R$ 150 mil para as prefeituras em situação de maior vulnerabilidade econômica. Segundo ela, os recursos deverão ser utilizados exclusivamente para obras de reformas nas escolas municipais, de forma a melhorar a estrutura física das unidades escolares para o próximo ano letivo.

O anúncio foi feito por Fátima Gavioli durante mais um Encontro de Prestação de Contas da Educação e de Suporte Técnico às Secretarias Municipais de Educação no Simec/Par. Desta vez, estavam presentes autoridades políticas dos municípios da região Oeste Goiano (eixo BR-060).

A secretária ressaltou ainda as medidas de impacto econômico adotadas na área da Educação com o intuito de gerar economia e organizar as finanças do Estado. Entre elas a redução no número de contratos e comissionados, redução da frota de veículos e dos gastos com combustível e a rescisão de diversos contratos de aluguel em Goiânia e no interior e a mudança para a sede própria, no Instituto de Educação de Goiás (IEG)

“Na área de infraestrutura, o Governo de Goiás investiu R$ 109 milhões de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. Nesta gestão, o dinheiro público chega em forma de melhorias e benefícios para todas as escolas”, comentou Fátima Gavioli.

AlfaMais Goiás
Outro assunto do encontro foi o programa AlfaMais Goiás, que pretende apoiar as Secretarias Municipais de Educação nos primeiros anos da Educação Básica com diversas ações. Entre elas estão incentivo financeiro, formação continuada de professores e gestores, avaliação dos estudantes, assessoria técnico-pedagógica e adesão gratuita ao Sistema de Gestão Escolar e de monitoramento da alfabetização.

“Goiás não tem nenhum município que esteja mais avançado na alfabetização e, após a pandemia, esse cenário tende a piorar”, alertou a secretária. Mais uma vez ela lembrou que educação de qualidade é uma responsabilidade de todo gestor público, seja ele federal, estadual ou municipal.

Presenças no encontro
O encontro desta quarta-feira (20/20) contou com as presenças dos prefeitos Haroldo Naves, presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM); Altamiro José de Lima (Diorama), Genilva Kátia Rodrigues (Doverlândia), Adelícia Moura (Israelândia), Erivaldo Alexandre (Itapirapuã), Robson Pedroso da Silva (Jussara), Vilmar Maciel (Montes Claros de Goiás), Tiago Freitas (Piranhas), Geraldo Antônio Neto (Cachoeira de Goiás), Ubirajara Duarte Antônio Júnior (São João da Paraúna), Edson Vieira de Paula (Adelândia), Paulinho do Barreirão (Anicuns) e Job Martins de Deus (Santa Bárbara de Goiás).

Também participaram a professora Selma Bastos, subsecretária de Governança Educacional da Seduc Goiás; Helena Bezerra, subsecretária de Execução de Política Educacional da Seduc Goiás; deputado estadual Virmondes Cruvinel, entre outras autoridades.